Tecnologia
Alibaba firma parceria com Apple para implementar IA na China
Gigante chinesa de tecnologia.
O Grupo Alibaba confirmou uma parceria com a Apple para integrar inteligência artificial (IA) aos iPhones vendidos na China. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Joe Tsai, na Cúpula Mundial de Governos, em Dubai.
“[A Apple] conversou com várias empresas na China e, no final, escolheu fazer negócios conosco. Eles querem usar nossa IA para alimentar seus telefones”, afirmou Tsai.
A parceria, divulgada inicialmente pelo site The Information na terça-feira (6), impactou os mercados financeiros. As ações da Alibaba listadas em Hong Kong chegaram ao nível mais alto desde 2022 durante a sessão intradiária, fechando com alta de 2,5%.
A aliança pode indicar uma definição da estratégia de IA da Apple na China, permitindo que a empresa enfrente melhor a crescente concorrência no maior mercado de smartphones do mundo. Com a participação do iPhone em queda, a gigante de Cupertino busca reagir ao avanço de rivais como a Huawei, que já implementaram recursos de IA em seus dispositivos desde o ano passado.
Alibaba firma parceria com Apple
A Apple anunciou globalmente o programa “Apple Intelligence”, um conjunto de funcionalidades baseadas em IA que aprimoram a assistente virtual Siri, organizam e-mails automaticamente e oferecem transcrição e resumo de áudios. No entanto, a implementação da tecnologia na China tem sido desafiada pelas rígidas regulamentações do governo de Pequim. O país exige que grandes modelos de linguagem obtenham aprovação antes do uso comercial e impõe responsabilidades aos provedores de IA generativa para remoção de conteúdo considerado ilegal.
Segundo Tsai, a parceria com o Alibaba pode facilitar a adaptação da Apple ao cenário regulatório chinês, oferecendo suporte local para a personalização da tecnologia no país.
O Grupo
O Alibaba é um conglomerado chinês fundado em 1999 por Jack Ma e outros sócios, inicialmente como um marketplace voltado ao comércio eletrônico B2B. Com o tempo, a empresa expandiu suas operações para diversos setores, incluindo varejo, serviços financeiros, computação em nuvem, logística e inteligência artificial. Seu principal negócio é o e-commerce, operando plataformas como Taobao, Tmall e Alibaba.com, que conectam milhões de consumidores e empresas globalmente. Além disso, o Alibaba controla o Ant Group, responsável pelo Alipay, um dos maiores sistemas de pagamento digital da China. A empresa também investe em mídia digital, entretenimento e infraestrutura de tecnologia, consolidando-se como uma das gigantes globais da economia digital.
(Com Agências Internacionais).
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