Saúde
Alimentos ultraprocessados: eles estão em todo lugar, mas você sabe identificá-los?
Você sabe o que são alimentos ultraprocessados? Eles são aqueles que passam por várias etapas de industrialização e recebem aditivos químicos, como corantes, aromatizantes, conservantes, realçadores de sabor, entre outros.
Esses aditivos visam aumentar a durabilidade, a palatabilidade e a aparência dos produtos, mas podem ser prejudiciais. Para identificar se um alimento passou por esse tipo de composição, normalmente, basta olhar o rótulo e verificar a lista de ingredientes.
Quanto mais coisas que você não costuma usar na cozinha, é provável que se trate de um alimento ultraprocessado. Mas isso não significa que todo alimento industrializado é ultraprocessado.
Desta forma, é importante conhecer todas as classificações para saber o que é realmente saudável e recomendado para tirar das prateleiras do supermercado e colocar na mesa da sua casa.
Classificação de alimentos
Não processados ou minimamente processados
São aqueles obtidos diretamente da natureza ou que passam por processos simples, como limpeza, secagem, moagem, congelamento, pasteurização e afins. São exemplos: verduras, frutas, leite, carnes, grãos e ovos.
Ingredientes culinários processados
São itens criados por meio de algumas técnicas, como pressão, centrifugação e afins, normalmente utilizados para temperar ou preparar outros pratos. Alguns exemplos são: manteiga, açúcar, sal e óleos vegetais.
Alimentos processados
São aqueles resultantes da adição de ingredientes culinários processados aos alimentos não processados ou minimamente processados. São exemplos: queijos, carnes curadas, vegetais enlatados e afins.
Alimentos ultraprocessados
São aqueles que contêm pouco ou nenhum alimento não processado ou minimamente processado e são formulados principalmente por substâncias derivadas de outros alimentos ou sintetizadas em laboratório, além de serem, normalmente, calóricos. Alguns exemplos são: refrigerantes, salgadinhos de pacote, nuggets e sorvetes.
Então, o que comer?
A recomendação dos especialistas é que a maioria de nossa alimentação seja composta por alimentos não processados ou minimamente processados, além de ingredientes culinários processados.
Já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados ao máximo.

-
Bancos17 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia9 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Empresas5 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação