Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

‘Alívio’ do Fed, ao manter ‘imexíveis’ os juros, induz alta de bolsas asiáticas

Enquanto o Taiex e o Kospi subiram 2,23% e 1,81%, respectivamente, o chinês Xangai Composto caiu 0,45%

Publicado

em

Embora já fosse esperada pela maior parte do mercado, a decisão do Federal Reserve (Fed), o bc dos EUA – de manter, pela segunda vez, no intervalo de 5,25% ao ano a 5,50% ao ano, as taxas de juros ianques – trouxe alívio às bolsas asiáticas, na sessão desta quinta-feira (2), com exceção da China, que se ressentiu de resultados adversos na área de tecnologia.

Ainda assim, o comunicado do Fed teria deixado a ‘porta aberta’ para novas altas dos juros, uma vez que a economia estadunidense se mantém ‘forte’, o que deve demandar observação atenta das condições financeiras, tendo em vista, definir os ‘próximos passos’ da política monetária local.

Em que pese a disposição do Fed, de ‘segurar’, por enquanto, os juros locais, o presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, admitiu que ‘mais aperto monetário poderá ser necessário, por não estar ‘convencido’ de que as taxas estariam ‘restritivas o suficiente’.

Para o analista do banco de investimentos nipônico Nomura, Chetan Seth, “os comentários de Powell foram mais ‘dovish’ do que o esperado e os mercados acionários asiáticos provavelmente verão alguma recuperação de alívio no curto prazo”. Para melhor entendimento, explica-se que o termo ‘dovish’ remete à uma postura mais favorável à queda dos juros e ao consumo.

Taiex lidera – No ranking do mercado de capitais oriental, o destaque coube ao Índice Taiex, de Taiwan, que subiu 2,23% a 16.396,95 pontos; o sul-coreano Kospi cresceu 1,81% a 2.343,12 pontos; o nipônico Nikkei valorizou 1,10% em Tóquio, a 31.949,89 pontos, e o Hang Seng, de Hong Kong ganhou 0,75% a 17.230,59 pontos.

Em contraste com o impulso positivo dado pelas declarações do ‘xerife’ ianque às bolsas de Nova Iorque, na véspera (1º), os mercados chineses mergulharam no ‘vermelho’, como reflexo do declínio das ações de fabricantes de semicondutores e hardware (o LONGi Green Energy Technology perdeu 3,9% e a Hangzhou Hikvision Digital Technology baixou 0,8%), com o Xangai Composto caindo 0,45%, a 3.009,41 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuando 1%, a 1.853,38 pontos. Já na Oceania, a bolsa australiana repercutiu favoravelmente a posição do Fed, em que o S&P/ASX 200 avançou 0,90% em Sydney, a 6.899,70 pontos.

Ainda que, no momento, Powell tenha optado pela estabilidade na política monetária, o dirigente acentuou que fatores, como o ‘salto’ nos rendimentos dos Treasuries, aliado à fragilidade das ações em Wall Street e à desaceleração da economia dos EUA, podem levar o Fed a adotar, mais à frente, nova ‘puxada’ dos juros, a título de combater a resiliente inflação local.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS