Saúde
Alô, mamães! a raiz única das 4 alergias mais temidas da infância
Cientistas descobriram uma origem comum para alergias em crianças. Saiba mais sobre essa fascinante conexão.
As alergias em crianças, como eczema, alergias alimentares, febre do feno (alergia sazonal) e asma, são condições que vêm preocupando pais e profissionais de saúde há anos. Recentemente, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente: todas essas alergias podem ter uma origem comum relacionada a alterações na microbiota intestinal.
Um estudo inovador revelou que crianças com esses quatro tipos de alergias compartilham uma “assinatura bacteriana” única em suas microbiotas intestinais. Essa assinatura bacteriana é um indicativo de disbiose, um desequilíbrio na composição das bactérias intestinais.
O estudo
Foram avaliados os exames clínicos de 1.115 crianças, feitos desde o nascimento até quando completaram cinco anos. Desse total, pelo menos metade já teve algum tipo de alergia.
Com essa informação, foi avaliado o microbioma das crianças, com base em amostras de fezes. Foi ali que a assinatura bacteriana pôde ser descoberta pelos cientistas.
Quando a microbiota intestinal não está equilibrada, ocorre uma disbiose. Isso pode levar a uma inflamação elevada no trato gastrointestinal. A inflamação, por sua vez, desencadeia uma resposta inflamatória em todo o corpo, que está associada ao desenvolvimento de alergias.
O que isso significa na prática?
Essa descoberta é importante porque sugere que abordagens terapêuticas que visam restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal podem ser eficazes no tratamento e prevenção de várias alergias em crianças. Isso pode incluir o uso de probióticos, prebióticos e até mesmo dietas específicas que promovam a saúde intestinal.
Manter a microbiota intestinal saudável desde cedo pode ser uma estratégia preventiva valiosa contra alergias em crianças. Isso destaca a importância da amamentação, que fornece bactérias benéficas para o bebê, bem como a introdução gradual de alimentos sólidos ricos em fibras e nutrientes.
Como esse estudo foi um dos pioneiros em relacionar quatro alergias infantis distintas, os pesquisadores querem aproveitar essas descobertas para encontrar soluções e tratamentos para manter a microbiota intestinal das crianças equilibrada, já que isso, além de todos os benefícios, pode também prevenir alergias.

-
Artigos1 dia atrás
Para quem fica a herança de um solteiro que não teve filhos?
-
Saúde1 dia atrás
Abstinência pura! Saiba o que acontece no corpo de quem abandona o açúcar
-
Tecnologia1 dia atrás
Saiba como evitar as ‘ligações mudas’ de telemarketing invasivo
-
Política2 dias atrás
Você sabia que o idioma oficial dos Estados Unidos NÃO era o inglês?
-
Economia6 horas atrás
Homem de 67 anos perde aposentadoria por mero detalhe e caso repercute
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
‘Ghosting’ no trabalho é nova tendência entre jovens da geração Z
-
Bancos2 dias atrás
Quais bancos oferecem tag de pedágio gratuita aos clientes?
-
Economia2 dias atrás
Qual país tem a maior reserva de ouro do mundo? Confira o top 5