Conecte-se conosco

Automobilística

Alta dos combustíveis pesa mais para donos de carros movidos apenas a etanol; entenda o motivo

Abastecer com gasolina tem sido a escolha da maioria dos motoristas brasileiros. O motivo é o aumento no preço do etanol.

Publicado

em

Se você abastece com muita frequência já deve ter notado que a diferença entre os preços do etanol hidratado e da gasolina está menor a cada dia. Caiu para 10%. Isso quer dizer que os motoristas que abastecem com etanol estão encontrando poucas vantagens.

Leia ainda: Risco de desabastecimento pode encarecer ainda mais o preço da gasolina

Carros mais velhos ficam sem saída

Com isso, uma tendência é que carros mais velhos que rodam apenas com o etanol são os únicos que está agora sem saída. Na ponta do lápis, o motorista tem comprovado que a gasolina tem compensado mais. Com base nos últimos reajustes nos preços dos combustíveis, o preço do etanol tem pesado bastante no orçamento. O valor dispara nas distribuidoras.

Redução na safra de cana

Uma das justificativas para o aumento no preço do etanol é o fato de não ter o produto hidratado em quantidade suficiente para atender toda a procura. Por isso, o controle passa a ser feito pelos preços cada vez mais altos.

Outro motivo é a redução na safra, que caiu em até 80 milhões de toneladas de cana. A queda na produção é consequência da estiagem e da geada durante o ciclo produtivo. A estimativa de queda no volume da cana-de-açúcar no Brasil está prevista em 9,5%, de acordo com o 2º Levantamento da Safra 2021/22, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Etanol ou gasolina?

A conclusão de muitos motoristas é que, na maior parte do país, vale mais a pena abastecer com a gasolina. Isso porque o cálculo é feito com base na diferença de preços entre os dois combustíveis, assim como nos quilômetros rodados e no consumo médio.

É importante lembrar também que esse consumo pode variar dependendo de cada veículo. Mas, a média fica em 8,5 quilômetros por litro para o álcool e 11,5 para a gasolina. Fazendo as contas, abastecer com a gasolina tem se tornado mais vantajoso também quando o assunto é a eficiência energética.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS