Conecte-se conosco

Economia

Alta nos preços: entenda os impactos no bolso do brasileiro

No caso do Brasil, em que a economia depende bastante de importação de matéria-prima, alta do dólar impacta diretamente o custo de produção.

Publicado

em

Antes fossem só memes! O brasileiro consegue usar o humor para criticar qualquer situação e isso não tem sido diferente nas últimas semanas. A alta do preço da gasolina, a luz que não para de subir e os valores praticados nos supermercados de Norte a Sul do país que não param de aumentar mês a mês.

Leia mais: Auxílio-gás nacional pode sair antes do Auxílio Brasil; veja os contemplados

Diante deste cenário, a população vem fazendo cortes e administrando o orçamento para sobreviver, principalmente após os impactos gerados pela covid-19.

E a pergunta que não quer calar: o que está por trás desta alta de preços? o que faz essa instabilidade? é novamente culpa da inflação? é só a classe mais pobre e a classe média que estão sendo impactados, ou não tem distinção de classe social? Os analistas avaliam que a inflação está mais alta, mais disseminada e mais duradoura do que anteriormente.

Mas, como a inflação afeta a sua vida na prática?

A inflação trata-se do aumento contínuo de preços e serviços, ou seja, na prática é exatamente o que estamos vivenciando no momento, nessa situação em que, a cada dia, as coisas ficam mais caras e “pesando” no bolso da população.

Para entender melhor, é ela quem eleva o preço dos produtos e reduz o nosso poder de compra – quando a renda não acompanha o crescimento dos valores cobrados por itens e serviços.

Entenda alguns fatores que impactam alta da inflação

A alta da inflação é causada pela alta dos preços que, por sua vez, é impactada por uma série de fatores, como:

– Aumento da demanda: se mais pessoas querem comprar um determinado produto, fica difícil garantir o fornecimento para todos e, portanto, o preço sobe;

– Aumento nos custos de produção: se fica mais caro produzir um produto ou oferecer um serviço, o preço dele também vai subir. No caso do Brasil, em que a economia depende bastante de importação de matéria-prima, a alta do dólar impacta diretamente o custo de produção e, com isso, vários setores são impactados e acabam cobrando mais caro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS