Saúde
Alternativa 100% natural pode reduzir ganho de gordura em níveis impressionantes
Pesquisas recentes da USP revelam que uma substância natural e bastante comum na cozinha dos brasileiros pode ser uma potente aliada na luta contra a obesidade.
O emagrecimento é a meta de muitas pessoas que possuem problemas de obesidade, porém não é nada fácil. Há uma série de fatores que devem ser considerados. Por isso, é de suma importância que os pacientes procurem acompanhamento médico antes de iniciar qualquer dieta.
Restrições alimentares mal planejadas ou ineficazes podem comprometer gravemente a saúde e trazer consequências catastróficas para o organismo, e o mesmo vale para o consumo de remédios para emagrecer!
Agora, se você prefere optar por uma solução natural e sem riscos, nós trouxemos uma alternativa que vai te ajudar. De acordo com uma pesquisa realizada no Brasil, há uma substância na casca do limão e em outras frutas cítricas que pode ser uma importante aliada na luta contra a balança.
Esse composto é conhecido como limoneno e pode conseguir modular a microbiota intestinal incentivando o corpo a absorver uma quantidade menor de gordura.
Utilizando camundongos como cobaias, os cientistas do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP observaram esse efeito do limoneno em baixas doses, sendo que os ratinhos estavam sendo alimentados com uma dieta rica em gorduras.
O estudo ocorreu da seguinte maneira: durante um período de 6 semanas, dois grupos de animais receberam diariamente uma ração rica em gordura, o bastante para adquirirem obesidade. Na comida, os estudiosos aproveitaram para adicionar diferentes doses de limoneno.
Enquanto um grupo de ratinhos recebeu quantidades mais baixas da substância, que correspondia a 0,1% da ração diária; o outro foi se alimentava com doses maiores, equivalentes a 0,8% da alimentação.
Além disso, para realizar uma comparação mais detalhada, também houve um terceiro grupo, que foi alimentado com a mesma comida gordurosa, mas sem a adição do limoneno, enquanto um quarto recebeu a dieta isocalórica (com uma quantia controlada de gorduras e carboidratos).
Resultados
No final da pesquisa, constatou-se que os animais que consumiram a dieta isocalórica não ficaram mais gordos, enquanto os indivíduos que receberam só a alimentação gordurosa ganharam cerca de 7 gramas (g).
As cobaias que ganharam a ração hipercalórica contendo doses elevadas de limoneno tiveram 25% menos aumento de peso, enquanto os que receberam baixas doses apresentaram uma porcentagem 30% menor.
Os dados também revelaram que as doses mais baixas promoveram menos acúmulo de gordura nas diferentes estruturas do tecido adiposo (um dos principais depósitos de gordura).
Conforme o cientista José Fernando Rinaldi Alvarenga, colaborador do FORC, bolsista da Fapesp e primeiro autor da pesquisa, a atividade do limoneno sobre a microbiota intestinal dos bichos explicaria os resultados obtidos até agora. Segundo Alvarenga:
“Quando consumido, o limoneno, além de ser absorvido pelo organismo, poderia estar agindo na modulação da microbiota. Entretanto, em altas concentrações, pode ter eliminado as bactérias benéficas da microbiota intestinal, diminuindo, assim, os benefícios relacionados à redução do ganho de peso.”
Apesar dos resultados animadores, a equipe revela que novos estudos são necessários para entender melhor como esse composto age no organismo. Porém, até hoje já se sabe que o mesmo possui ação antimicrobiana, antitumoral, cicatrizante, antioxidante e analgésica.
Informações animadoras, não acha? Mas nada de se precipitar, pois não se deve iniciar nenhuma mudança alimentar sem antes consultar um especialista. Marque uma consulta com um médico nutricionista e ele poderá te indicar qual é o caminho mais eficaz a seguir.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas5 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação