Investimentos
Alugar ações? Conheça o significado desse termo essencial para quem opera na bolsa
Aprenda o que significa “alugar ações” e como funciona na prática para quem aluga e quem compra! Clique aqui e confira.
Quem faz ou pretende iniciar os investimentos na bolsa de valores deve entender o aluguel de ações, também conhecido como empréstimos de ativos. É uma operação em que o investidor aluga suas ações para um comprador poder realizar a “venda ou compra a descoberto”, recebendo uma taxa de aluguel por isso.
Veja também: Ibovespa fecha em alta de 0,97%, aos 113.228,31 pontos
Como funciona o empréstimo de ativos
Basicamente o aluguel de ações é feito por investidores que possuem papéis em sua carteira, mas que não tem interesse em vender a curto prazo. Assim, cobra-se uma taxa de aluguel para poder continuar recebendo um valor pela a ação.
Dessa forma, a ação funciona semelhante a um aluguel de imóvel, onde o proprietário aluga uma residência para continuar recebendo um valor mensalmente por algo que não tem interesse em vender.
Com isso, quem aluga a ação precisa delas apenas temporariamente para realizar alguma estratégia de mercado, seja de venda ou compra a descoberto, que é a forma com que a grande maioria dos investidores consegue operar na bolsa, e depois devolve para o verdadeiro dono.
Como as ações são postas para aluguel?
Quem possui os ativos e quer colocar para alugar deve contratar o serviço através de uma corretora ou distribuidora. A instituição financeira servirá como intermediária entre o proprietário e quem pretende alugar as ações.
Atualmente, os ativos das Ações listadas na B3; Units; BDRs Patrocinados e Não Patrocinados Nível 1; ETFs; Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário e em Participações, são as que podem ser alugadas.
Como alugar
Por fim, para alugar basta realizar a solicitação através de uma corretora. Ela será a intermediária, e é quem irá comunicar o empréstimo dos ativos à B3. Assim, a B3 irá transferir temporariamente o ativo para o tomador, e ele deverá pagar a remuneração conforme o prazo estabelecido.
Após o período contratado o ativo é devolvido para o doador e ele recebe a quantidade ajustada de bonificações, consolidações e outras questões que ocorreram durante o empréstimo.
Além do mais, a bolsa de valores criou um sistema de garantias para que a operação possa ser bastante segura. Isso impede que por alguma razão quem alugue as ações se torne inadimplente ou não queira devolver os ativos ao final do contrato.

-
Economia1 dia atrás
Tarifa de 50% dos EUA deve aumentar ou reduzir os preços no Brasil?
-
Economia18 horas atrás
Bolsa Família mudou! Entenda as novas regras e como elas afetam o benefício
-
Agronegócio1 dia atrás
Qual o salário de um piloto de drone agrícola? Conheça a carreira que está bombando
-
Política2 dias atrás
Parlamento de Portugal cria nova força policial para controle de imigração
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Se o feriado cair no sábado, posso folgar depois? Veja o que diz a lei
-
Finanças2 dias atrás
Brasileiros deixam R$ 50 bilhões sem saque no FGTS; como saber quem tem direito?
-
Tecnologia15 horas atrás
Celular na tomada a noite toda faz mal? Veja o que pode (ou não) danificar a bateria
-
Economia21 horas atrás
China vive revolução digital dos pagamentos e ilustra futuro sem dinheiro em espécie