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Amazon realiza Prime Day para superar rivais locais na América Latina

Evento anual de compras abrange 19 países e oferece descontos e frete grátis para quem assina o serviço pago Prime.

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A Amazon.com registou salto em suas vendas totais durante a pandemia do coronavírus, mas a empresa ainda enfrenta a concorrência ferrenha de rivais locais na América Latina em meio ao lançamento do Prime Day no México e no Brasil, que recebe o evento pela primeira vez.

O evento anual de compras abrange 19 países, e oferece descontos e frete grátis para os assinantes do serviço pago Prime, uma estratégia que ajudou a atrair novos compradores em todo o mundo para a Amazon. O Prime Day é realizado nesta terça-feira e na quarta-feira.

Mas analistas dizem que a empresa passa por uma disputa difícil nas duas principais economias da América Latina, onde sua performance definirá a barreira para que ela possa vencer o resto da região.

“A Amazon na América Latina não é o monstro que é nos Estados Unidos”, afirmou Marcos Pueyrredon, presidente do Instituto de comércio eletrônico sediado em Buenos Aires.

Estatísticas de tráfego do site da empresa indicam que a Amazon está batalhando para acompanhar o Mercado Livre, mesmo que a companhia não publique dados sobre vendas específicas em cada país.

A companhia ficou atrás do Mercado Livre no México para a maior parte dos visitantes únicos em agosto, segundo dados da empresa de análise de mídia ComScore. A Amazon começou a operar em terras mexicanas em 2015.

A Amazon está satisfeita com o crescimento no México e continuará investindo, afirmou Gloria Canales, chefe de marketing da empresa no país.

“Nós nos esforçamos todos os dias para adicionar seleção, melhorar as taxas de envio, melhorar nossos métodos de pagamento. Estamos confiantes de que é isso que nos torna bem-sucedidos.”

No Brasil, um mercado mais dividido ao qual a Amazon entrou em 2017, a empresa ficou na quinta posição atrás do Mercado Livre e de gigantes locais do e-commerce como Magazine Luiza, B2W e Via Varejo.

Mas a empresa pode sim jogar o jogo longo, tendo em vista que em julho registrou o maior lucro em seus 26 anos de história.

O preço do Prime no México é de 99 pesos (4,67 dólares) por mês ou 899 pesos (42,38 dólares) por ano. O serviço oferece uma série de músicas, jogos e televisão original junto com frete grátis, e “tem sido um dos maiores motores de crescimento que nós tivemos no país “, disse Canales.

Recentemente, a Amazon inaugurou seus primeiros centros de atendimento fora da área da Cidade do México, um em Guadalajara e outro em Monterrey, bem a tempo doPrime Day. As novas instalações ajudarão a acelerar o envio para mais regiões.

Já no Brasil, onde o Prime custa 9,90 reais (1,79 dólar) por mês ou 89 reais (16,09 dólares) por ano, a Amazon começou a ser oferecido a apenas um ano. Segundo informações da Amazon, a empresa tem registrado o crescimento mais rápido de assinaturas de qualquer mercado Prime, com assinantes agora em 95% dos municípios do país.

Mas somente o Prime pode não ser suficiente para sustentar o avanço da Amazon, disse o sócio-gerente da Loup Ventures, Gene Munster, acrescentando que há necessidade de melhora nos estoques e distribuição.

“Sem dúvida está crescendo. Mas não é uma questão de crescer, mas de tentar acompanhar o Mercado Livre”, disse Munster sobre o programa.

Mesmo sem oferecer um programa de vantagens para membros no mesmo nível do Prime, o Mercado Livre apresenta um grande desafio como líder local, já que a empresa fundada em 1999 tem uma ampla base de vendedores e conhece a região.

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