Curiosidades
Ambrosia: aprenda a fazer o ‘doce dos deuses’ e descubra o motivo desse nome
Se você já comeu ambrosia, provavelmente entende por que é conhecida como o “doce dos deuses”. Caso não conheça ainda, aprenda a receita.
Para algo ser conhecido como “dos deuses”, com toda a certeza deve haver uma boa razão para isso. Esse é o caso da ambrosia, uma sobremesa muito popular em algumas regiões do Brasil e do mundo.
O doce leva basicamente três ingredientes: leite, ovos e açúcar. É claro que a receita pode variar com base na região e cultura de quem está preparando, podendo levar canela, cravo, suco de limão ou baunilha para dar um toque especial no prato.
Mesmo sendo popular no Brasil, principalmente entre os gaúchos, a ambrosia veio da Península Ibérica, especificamente de Portugal. Lá, como a maioria das sobremesas leva somente ovo e açúcar como ingredientes-base, a ambrosia foi apenas uma variação, com a adição do leite.
Conheça o ‘alimento dos deuses’
Este era o nome da ambrosia na mitologia grega por alguns motivos, sendo o primeiro a sensação de estar no paraíso que a pessoa sentia ao comer a sobremesa, enquanto o segundo atribui propriedades curativas a essa delícia.
Bom, não bem curativa, já que caso um mortal comesse, morreria. No entanto, caso a sobremesa fosse colocada na boca de alguém já falecido, a pessoa ressuscitaria, conforme as crenças da época.
É claro que, por se tratar de mitologia, existem várias histórias sobre a ambrosia, mas é bem verdade que o nome “Ambrósio” surge da mesma origem da língua grega, significando “divino e imortal”.
Como fazer ambrosia
Você provavelmente está se perguntando como provar essa delícia. Então, para que você não precise ir até o sul do país, onde a sobremesa é mais facilmente encontrada, aprenda a fazer em sua casa.
Ingredientes
- 500 ml de leite
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de água
- 2 cravos
- 1 rama de canela
- Casca de 1 limão
- Suco de 1/2 limão
Modo de preparo
Pegue uma panela funda de tamanho médio e adicione água, açúcar, canela, casca de limão e cravos, colocando-os em fogo médio. Não mexa e aguarde 15 minutos ou até a calda chegar em ponto de fio fino.
Enquanto isso, bata os ovos e acrescente o leite e o suco de limão, misturando tudo. Quando a calda chegar no ponto, abaixe o fogo e adicione a mistura, deixando cozinhar por cerca de 30 minutos sem mexer.
Passado o tempo ou quando os ovos começarem a coagular, desligue o fogo e misture a receita com uma espátula. Depois, transfira a parte sólida para um pote de vidro ou compoteira.
Feito isso, despeje a calda sobre os sólidos, utilizando uma peneira para que os cravos não cheguem ao prato e causem desconforto na hora de comer. Agora, basta esperar o doce esfriar um pouco e levá-lo à geladeira, já que essa receita deve ser servida gelada.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Curiosidades2 dias atrás
Conhecida como a ‘mansão mais feia do mundo’, casa luxuosa vai a leilão nos EUA
-
Agronegócio2 dias atrás
Guia prático para plantar mandioca em casa e ter uma colheita farta
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou