Conecte-se conosco

Agronegócio

Cheirinho de sucesso! Saiba mais sobre a canela e aprenda a cultivá-la

Veja como cultivar a planta em casa de um jeito simples e prático e aproveite os benefícios de utilizar esse alimento no seu dia a dia.

Publicado

em

Considerada um dos alimentos mais antigos e símbolo de sabedoria na Antiguidade, a canela foi muito procurada na Europa, gerando grandes lucros para seus comerciantes.

Uma pitada desta especiaria acrescenta um aroma e sabor levemente adocicados, características que a transformaram em um dos produtos mais importantes na história do comércio.

A caneleira é uma árvore de ciclo perene que pode atingir até 9 metros de altura, com um tronco de 35 centímetros de diâmetro, folhas verde-claras, brilhantes e lisas e muitos cachos ramificados com flores pequenas e amarelas ou esverdeadas.

A casca do tronco da árvore é a fonte da canela. Ela pode ser consumida em pó, raspas ou em rama, mais conhecida como canela em pau. É um ingrediente versátil na preparação de pães, doces, tortas, compotas, bebidas e até alguns tipos de carne.

Além de seu uso culinário, a canela também é usada na elaboração de medicamentos e cosméticos, como perfumes, sabonetes e bronzeadores. Há indicações de que a canela pode ajudar a aliviar gases abdominais, combater úlceras estomacais, hipertensão, resfriados e dores abdominais.

Como cultivar a canela

Para iniciar o plantio da caneleira, é importante primeiro analisar as condições locais, como o tipo de solo e clima da região, para garantir uma plantação bem-sucedida. As mudas para a propagação da árvore de canela devem ser adquiridas de em viveiros especializados.

Em seguida, as mudas devem ser plantadas em covas previamente abertas e adubadas durante o período chuvoso. Após o plantio, as mudas devem ser cobertas com palhas para protegê-las da radiação solar.

Antes do plantio, é recomendado abrir e adubar as covas, que devem ter 40 x 40 x 40 centímetros e receber de dez a 20 litros de esterco de gado curtido, húmus ou matéria orgânica por cova, além de 300 gramas de superfosfato simples.

A colheita da canela pode começar no terceiro ano após o plantio, quando a casca da árvore começa a se soltar naturalmente. Em geral, a colheita ocorre nos meses de outono.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS