Tecnologia
Anatel anuncia o fim do IPTV
O bloqueio é direcionado para fontes que trabalham de forma ilegal. Veja o que muda com essa decisão da agência.
O IPTV, apesar de ilegal, é muito utilizado no Brasil, além disso, também é conhecido popularmente como “gato net”. Ele nada mais é que um serviço pago, que oferece o desbloqueio de todos os canais de TV.
O programa utiliza a internet para transmitir estes canais e, por este motivo, o valor cobrado por ele é muito menor que os das operadoras de TV. Para quem tem pouco recurso, esse tipo de aparelho pode valer a pena, mas como se trata de algo não legalizado, acaba prejudicando os veículos legais.
Diante disso, recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que fará o bloqueio destes serviços ilegais, para que esta atuação seja suspensa no país.
Para as operadoras que oferecem o serviço de forma legal, o sinal continuará válido, como a Claro TV, o GloboPlay, PlutoTV e muitos outros. Estes canais oferecem transmissões mediante a assinaturas mensais ou anuais, além disso, estão autorizadas a compartilhar o sinal.
Já a forma ilegal de transmissão se dá por meio de um aparelho, que é comprado pelo usuário por um valor bem baixo. A partir desta aquisição, o usuário consegue assistir aos canais de TV sem precisar se comprometer com operadoras.
A expectativa da Anatel é barrar esse serviço até 2023 e, para isso, serão utilizadas ferramentas que permitirão a detecção dos aparelhos irregulares, fazendo o bloqueio permanente dos IPTVs.
Em caso de bloqueio destes aparelhos, o consumidor não tem nenhum direito de atendimento, pois trata-se de um produto ilegal. Além disso, a compra e venda desse tipo de produto pode ser considerada crime, ficando passível de punições pela justiça.
Além desse risco, há outro que poucas pessoas consideram. Como se trata de uma ferramenta ilegal, os dados utilizados nos aparelhos podem ficar expostos para hackers, que podem utilizá-los para golpes posteriormente.
Dificilmente os aparelhos contam com segurança reforçada, então, é muito fácil para golpistas invadirem os aparelhos e roubarem os dados presentes neles.
Mas entende-se que o IPTV traz diversas facilidades e vantagens para os usuários, como uma grande grade de canais e a comodidade de assisti-los de diversos televisores. Dessa forma, uma boa opção são os IPTVs legais, que oferecem muitas destas vantagens, com mais segurança e sem o risco sofrer punições.
Nestes casos, os valores variam de empresa para empresa e nem todos os canais podem estar liberados. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa e selecionar os canais essenciais, para que assim seja mais fácil encontrar uma opção agradável e dentro da legalidade para se consumir.

-
Loterias2 dias atrás
Homem ganha na loteria 6 vezes e revela estratégia para vencer
-
Mundo19 horas atrás
Três cidades brasileiras estão entre as 10 mais perigosas do mundo
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Salários em dólar e pouca despesa: por que brasileiros escolhem trabalhar em cruzeiros?
-
Finanças2 dias atrás
Raridade! Moeda de R$ 1 vale quase um salário mínimo
-
Economia1 dia atrás
78 anos: nova possível idade mínima para aposentadoria assusta trabalhadores
-
Mundo2 dias atrás
10 países mais vulneráveis a desastres naturais — e a posição do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Serasa revela que mais de 57 milhões de brasileiros têm dívidas sem saber
-
Carreira2 dias atrás
Análise de dados e mais: estudo indica habilidades digitais menos dominadas por brasileiros