Commodities
Aneel: ‘bandeira verde’ na conta de luz até o fim do ano
Por enquanto, autarquia descarta alta tarifária, devido à seca na região Norte
Apesar da seca que assola a região Norte, a bandeira verde nas contas de luz (sem acréscimo tarifário) deverá continuar em vigor, pelo menos, até o final do ano. A informação foi dada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, ao argumentar que o eventual acionamento de termelétricas (para garantir a continuidade do abastecimento de energia local) não implicará alteração da bandeira tarifária.
Levando em conta que a estiagem afetou o nível de água dos reservatórios das hidrelétricas, a perspectiva de adoção de novas medidas pela autarquia para o ano que vem estaria condicionada a fatores, como o volume de chuva que incidirá na região, durante o período úmido, e à demanda por energia por parte da população.
De acordo com Feitosa, “em outubro, já anunciamos que a bandeira será verde. Em novembro [também], se o período úmido continuar, e já começamos a perceber a sinalização das chuvas. Então, provavelmente, permanecerá verde, também em novembro e dezembro, mantendo as expectativas que a Aneel sinalizou”.
Ainda sobre o impacto da seca sobre a gestão da energia em 2024, Feitosa destacou a relevância das seguintes variáveis:
- Como será o comportamento do período úmido, de novembro a abril, em que há mais incidência de chuvas;
- Como será o crescimento da demanda por energia, que está associada ao desempenho da economia.
“Se chover bem, provavelmente não teremos o acionamento de bandeiras. Mas, de novo, teremos de acompanhar o fim do período úmido [e] como vai acontecer o crescimento da carga. E apenas ali no final do período úmido, em meados de maio [quando inicia o período seco], é que poderemos ter uma radiografia de como a bandeira vai se comportar até o final do ano de 2024”, adiantou o diretor-geral da Aneel.
A título de esclarecimento, explica-se que o sistema de bandeiras tarifárias serve como referência para o custo da geração de energia: quando os reservatórios das usinas hidrelétricas apresentam volume elevado, não é preciso recorrer às usinas termelétricas, de custo mais alto. Mas se esse recurso for demandado, o custo de geração de energia cresce, obrigando a Aneel a acionar as bandeiras amarela e vermelha (patamar 1 ou 2), que impõem uma tarifa mais ‘salgada’ ao consumidor. Desde 16 de abril de 2022, vigora a bandeira verde no país.

-
Tecnologia2 dias atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Bancos20 horas atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia1 dia atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's2 dias atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Finanças2 dias atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades23 horas atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades1 dia atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou