Moedas
Antes do real, quem aparecia nas cédulas?
Conheça um pouco mais sobre a história das cédulas no Brasil e se surpreenda com algumas personalidades que já figuraram no dinheiro.
O Brasil, como você deve saber, teve diversas moedas ao longo de sua história, e cada uma delas trouxe diferentes personalidades nas cédulas de papel. Se você presenciou algumas das notas mais antigas, sabe que nem só de animais foi construída nossa história monetária.
Não é só o popular dólar que conta com figuras históricas em suas notas. Antes do real, na verdade, desde 1942, o Brasil também estampava suas figuras nos papéis em circulação. Inclusive, não eram só de políticos esses rostos, sendo que cientistas, escritores, diplomatas, dentistas, inventores e muito mais figuraram nas notas.
Conforme um infográfico elaborado pela Superinteressante, é possível calcular a porcentagem que cada setor teve nas notas desde o período mencionado. Assim, do Cruzeiro até o Cruzeiro real, tivemos as seguintes figuras:
- Presidentes: 15,3%;
- Monarcas: 15,3%;
- Cientistas: 15,3%;
- Escritores: 13,1%;
- Militares: 6,5%;
- Diplomatas: 4,3%;
- Exploradores: 4,3%;
- Dentistas: 4,3%;
- Inventores: 4,3%;
- Políticos: 4,3%;
- Músicos: 4,3%;
- Pintores: 4,3%;
- Historiadores: 2,2%;
- Pedagogos: 2,2%.
Entre essas personalidades, podemos destacar muitas pessoas diferentes, desde a Princesa Isabel até Tiradentes, passando pelo Barão do Rio Branco, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Álvares Cabral, Santos Dumont e vários outros rostos populares.
Você deve se lembrar da figura estampada nas notas até hoje. O que muitos não sabem é quem é essa “pessoa” e nem quando foi a primeira aparição nas cédulas de dinheiro em circulação.
De quem é o rosto presente nas notas de hoje?
O popular rosto presente nas notas atuais apareceu pela primeira vez na cédula de 200 cruzados novos. Na verdade, não se trata de um rosto de alguma personalidade conhecida, como vimos acima, mas sim de um conceito, algo bem diferente em comparação ao que era adotado nas notas de outrora.
A figura feminina com cabelos ondulados e uma coroa de folhas é, na verdade, uma representação simbólica da República Brasileira, com uma visível inspiração na pintura francesa “A Liberdade guiando o povo”, a mesma que inspirou a Estátua da Liberdade, em Nova York.

-
Tecnologia2 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo11 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav