Saúde
Anvisa proíbe venda: uso desta pomada para cabelo pode causar cegueira
Anvisa proíbe a venda de pomada para cabelo muito utilizada para fazer tranças. Saiba qual é a marca e entenda o motivo.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de uma pomada para cabelos utilizada em penteados. O motivo? Ela causou irritação nos olhos de diversos clientes.
O produto em questão é a Cassu Braids, da empresa Microfarma. Os consumidores que utilizaram a pomada perceberam, ao lavarem o cabelo, sintomas como irritação nos olhos, inchaço e ardência. Em alguns casos, houve até dificuldade temporária na visão.
Apenas no Rio de Janeiro, foram contabilizados cerca de 200 casos de pessoas que tiveram efeitos colaterais em seus olhos após o uso.
Irregularidades
E o problema não termina por aí, já que a Microfarma não tem autorização para produzir esse tipo de pomada e está sem licença sanitária desde 2018 e com o CNPJ irregular. A Cassulinha Cabelos, distribuidora da Cassu Braids, afirma que não tem ligação com a situação.
Em nota, a Anvisa detalhou os sintomas sentidos pelos usuários do produto: “Os consumidores que usaram o produto relataram irritação ocular, pálpebras inchadas e dor nos olhos, além de dificuldade de enxergar, o que ocorreu ao lavarem o cabelo, após o uso do produto. Os casos seguem em investigação”, disse.
A Anvisa aconselha que quem adquiriu a pomada, seja para uso próprio ou para terceiros, não a utilize. A orientação é entrar em contato com a Microfarma e solicitar a devolução do produto, que pode trazer riscos à visão.
É importante ressaltar que não foi apenas a Cassu Braids que teve sua distribuição e venda proibidas pela agência. Outras mercadorias comercializadas pela mesma empresa também foram suspensas do mercado por conta das irregularidades.
Quando for adquirir cosméticos, procure apenas os que possuem autorização da Anvisa e sempre observe atentamente o rótulo do produto para evitar surpresas desagradáveis.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp