Saúde
Anvisa proíbe venda: uso desta pomada para cabelo pode causar cegueira
Anvisa proíbe a venda de pomada para cabelo muito utilizada para fazer tranças. Saiba qual é a marca e entenda o motivo.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de uma pomada para cabelos utilizada em penteados. O motivo? Ela causou irritação nos olhos de diversos clientes.
O produto em questão é a Cassu Braids, da empresa Microfarma. Os consumidores que utilizaram a pomada perceberam, ao lavarem o cabelo, sintomas como irritação nos olhos, inchaço e ardência. Em alguns casos, houve até dificuldade temporária na visão.
Apenas no Rio de Janeiro, foram contabilizados cerca de 200 casos de pessoas que tiveram efeitos colaterais em seus olhos após o uso.
Irregularidades
E o problema não termina por aí, já que a Microfarma não tem autorização para produzir esse tipo de pomada e está sem licença sanitária desde 2018 e com o CNPJ irregular. A Cassulinha Cabelos, distribuidora da Cassu Braids, afirma que não tem ligação com a situação.
Em nota, a Anvisa detalhou os sintomas sentidos pelos usuários do produto: “Os consumidores que usaram o produto relataram irritação ocular, pálpebras inchadas e dor nos olhos, além de dificuldade de enxergar, o que ocorreu ao lavarem o cabelo, após o uso do produto. Os casos seguem em investigação”, disse.
A Anvisa aconselha que quem adquiriu a pomada, seja para uso próprio ou para terceiros, não a utilize. A orientação é entrar em contato com a Microfarma e solicitar a devolução do produto, que pode trazer riscos à visão.
É importante ressaltar que não foi apenas a Cassu Braids que teve sua distribuição e venda proibidas pela agência. Outras mercadorias comercializadas pela mesma empresa também foram suspensas do mercado por conta das irregularidades.
Quando for adquirir cosméticos, procure apenas os que possuem autorização da Anvisa e sempre observe atentamente o rótulo do produto para evitar surpresas desagradáveis.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política11 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana