Economia
Aplicativo Receita Saúde torna-se obrigatório para profissionais
Ferramenta desenvolvida pela Receita Federal.
Profissionais liberais da área da saúde deverão substituir os recibos em papel pelo aplicativo Receita Saúde, que já é de uso obrigatório em 2025. A ferramenta, desenvolvida pela Receita Federal, tem como objetivo reduzir a sonegação fiscal e diminuir o número de declarações retidas na malha fina do Imposto de Renda.
O Receita Saúde é destinado a médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com registro ativo em seus respectivos conselhos profissionais. Profissionais de saúde que atuam como pessoas jurídicas continuarão utilizando a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) para reportar dados fiscais.
Lançado em abril de 2024, o uso do aplicativo era opcional até agora. Desde então, foram emitidos mais de 380 mil recibos, somando R$ 215 milhões em serviços de saúde. A ferramenta automatiza a integração dos recibos à declaração de Imposto de Renda, oferecendo os seguintes benefícios:
- Para o profissional de saúde: Os recibos emitidos em 2024 serão automaticamente contabilizados como receita na declaração de 2025, e os emitidos em 2025 serão incorporados na declaração de 2026.
- Para o contribuinte: Os recibos também serão registrados como despesas dedutíveis na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.
Receita Saúde
- O recibo deve ser emitido no momento do pagamento do serviço.
- Para pagamentos parcelados de um mesmo serviço, será necessário emitir um recibo para cada parcela.
- Em caso de erro, o recibo digital pode ser cancelado em até 10 dias após a emissão.
Impacto na malha fina
Segundo a Receita Federal, a obrigatoriedade do Receita Saúde deve reduzir o número de declarações retidas na malha fina. Em 2024, problemas com gastos médicos representaram 51,6% dos motivos para a retenção de 1,47 milhão de declarações.
Como acessar o aplicativo
O Receita Saúde está disponível para download nas lojas de aplicativos para dispositivos iOS (Apple) e Android. Um manual com perguntas e respostas sobre o uso da ferramenta foi elaborado pela Receita Federal, oferecendo orientações detalhadas para os profissionais da área da saúde.
A adoção do aplicativo reforça a modernização e a transparência nos processos fiscais, beneficiando tanto profissionais quanto contribuintes.
(Com Agência Brasil).

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Agronegócio2 dias atrás
Crie um adubo caseiro poderoso com os restos de comida da sua cozinha
-
Finanças2 dias atrás
Vai aumentar: YouTube Premium terá novos preços no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Nubank ou Banco Inter: qual o melhor banco digital para você?