Economia
Após pagar dívidas: quanto tempo até a Serasa remover seu nome?
O processo de limpar o nome na Serasa e melhorar seu score de crédito não é instantâneo, mas também não é um bicho de sete cabeças.
Você finalmente pagou aquela dívida que estava pesando no seu bolso e na sua consciência. Mas e agora, quando seu nome vai sair de vez da Serasa?
Essa é uma dúvida comum e, acredite, você não está sozinho nessa. O processo de limpar o nome na Serasa e melhorar seu score de crédito não é instantâneo, mas também não é um bicho de sete cabeças.
Como funciona o processo de limpeza do nome na Serasa
Primeiramente, vale lembrar que estar negativado na Serasa pode ser um verdadeiro empecilho. Isso dificulta a obtenção de créditos, empréstimos, financiamentos e até mesmo aumentos no limite do cartão.
Mas a boa notícia é que, após quitar sua dívida, a empresa credora tem um prazo de até 5 dias úteis para retirar seu nome do banco de dados da Serasa. E é sempre bom ter em mãos um comprovante ou recibo do pagamento, para garantir que tudo está nos conformes. Se necessário, entre em contato com a empresa credora para garantir que tudo seja resolvido dentro do prazo estipulado.
Caso você não consiga pagar a dívida, a informação pode ficar registrada nos birôs de crédito, como a Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por até cinco anos. Esse prazo é contado a partir da data de vencimento da dívida ou do último evento que caracterizou a inadimplência.
O que diz o Código de Defesa do Consumidor?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas podem permanecer registradas no cadastro da Serasa por um período máximo de cinco anos. O artigo 43 do CDC é claro quanto a isso.
No entanto, uma vez que a empresa credora comunica o pagamento da dívida à Serasa, o nome do cliente deve ser retirado. E como mencionamos, a empresa tem um prazo de até cinco dias úteis após o pagamento para fazer essa comunicação.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia21 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira10 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção