Conecte-se conosco

Economia

Aposentadoria adicional: saiba como investir para receber um benefício extra no futuro

Aposentadoria extra está disponível no Tesouro Direto para ESTAS pessoas. Confira quem vai poder receber o salário adicional!

Publicado

em

Pagamento extra para aposentados.

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comprovam que mais de 36 milhões de brasileiros dependem diretamente de algum benefício que o Instituto oferece. Por “depender”, entendemos que todas as necessidades básicas estão baseadas no repasse de algum benefício do órgão – em grande parte, da aposentadoria.

Dentre esses beneficiários que recebem algum auxílio do INSS, a maioria ganha o valor do salário mínimo que está em vigor: 60% dos segurados recebem R$ 1.320,00 (piso nacional em 2023). Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 46% desses beneficiários garantem que o valor recebido garante somente o básico.

Uma novidade lançada pelo Tesouro Direto oferece diversos benefícios para quem ainda vai se aposentar pelo INSS. Garantir um valor extra mensalmente, sem muito esforço, é uma ideia indispensável!

Voltada diretamente para os aposentados, que compõem a maioria dos beneficiários do Instituto, a novidade, ao ser anunciada, fez com que as pessoas ficassem curiosas para entender do que se tratava. Se esse também é o seu caso, fique tranquilo, pois temos a resposta aqui!

Como funciona a aposentadoria extra?

Recentemente, o Ministério da Economia anunciou o “Tesouro Renda+”, novidade lançada especialmente para os futuros aposentados do INSS. Trata-se de um novo investimento para o Tesouro Nacional, que contará como uma renda extra, com a avaliação do segurado, e serão oito títulos distintos.

A opção será uma aliada para que estes beneficiários possam complementar a renda mensal recebida. A novidade é que ela não vai funcionar somente para o INSS, pois os aposentados de iniciativas privadas também serão contemplados.

“O novo título do Tesouro Direto é seu aliado na hora de planejar a sua aposentadoria complementar. Uma opção de investimento com rentabilidade acima da inflação que aumenta a sua renda mensal no futuro e você pode aproveitar muito mais”, como menciona o próprio site do Tesouro Renda+.

Tesouro Renda+

O investimento garante um retorno com base na inflação atual. Ou seja, o brasileiro que investe não perde o poder de compra, pois também é medido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Então, o Tesouro Renda+ é, sim, uma aposentadoria extra.

Os investidores podem escolher uma data para começar a receber o valor, podendo ser, inclusive, dentro de 20 anos. O investimento na aposentadoria futura vai funcionar como uma contribuição semelhante ao INSS. Aqueles que comprarem os títulos garantem o tempo pelo qual querem receber o valor total.

Ou seja, quem investir hoje, terá taxas inflacionárias atualizadas daqui a 10 ou 20 anos, por exemplo, e o investidor nunca perde o poder de compra. Ao todo, serão duas fases necessárias para conseguir acessar o dinheiro:

  • 1ª fase – Acumulação: a “contribuição” é investida quando o trabalhador comprar os títulos;
  • 2ª fase – Recebimento de renda: o valor total será devolvido no período de 20 anos, em 240 parcelas. Quem investir agora, em 2023, poderá ter acesso ao valor em 2060 e receber o adicional até 2080.

Como investir na aposentadoria pelo Tesouro Renda+?

O Tesoura Renda+ é ideal para quem ainda não se aposentou e deseja investir para o futuro. É possível fazer a aplicação a partir dos 18 anos de idade.

A contratação poderá ser feita diretamente no site do Tesouro Direto. Para o investimento, o valor mínimo é de R$ 1 mil. O investimento estará disponível a partir do dia 30 de janeiro para as pessoas físicas que desejam acessar a novidade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS