Mercado de Trabalho
Aposentadoria aos 55 anos: descubra se você tem direito
Benefício será concedido a um grupo específico de pessoas.
Na semana passada, o projeto de lei complementar 42 foi aprovado pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Isso resultou na redução da idade mínima para a concessão de aposentadoria especial, como previsto na Reforma da Previdência.
Os trabalhadores expostos a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde serão beneficiados pela medida.
Antes de ser votada em plenário, a proposta ainda precisa passar pela análise das comissões da Previdência e Assistência Social, entre outras.
Profissionais de algumas áreas tem direito ao benefício – Foto: Canva
Quem pode ser beneficiado com a medida?
A aposentadoria especial é um benefício exclusivo para trabalhadores expostos a condições de trabalho de risco ou insalubres.
Essa modalidade permite que esses profissionais se aposentem antes de completarem o tempo tradicional de trabalho, variando conforme o grau de exposição aos riscos.
Os programas de simulação de aposentadoria do Meu INSS estão disponíveis para ajudar os interessados a planejar a transição. Eles fornecem estimativas da renda de aposentadoria com base nas contribuições e no tempo de trabalho.
Saiba como se aposentar aos 55 anos
Para receber o benefício, o trabalhador deve comprovar, por documentação, ter trabalhado sob exposição a agentes nocivos por 15, 20 ou 25 anos de contribuição.
Atualmente, a aposentadoria especial prevê idades mínimas para solicitar o benefício, variando de 55 a 60 anos, de acordo com o tempo trabalhado exposto.
A nova legislação permitiria a aposentadoria aos 55 anos, oferecendo uma opção para quem deseja parar de trabalhar mais cedo.
Essa decisão reflete adaptações nas políticas previdenciárias, visando equilibrar as necessidades dos cidadãos com a sustentabilidade financeira do sistema.
Outras maneiras de se aposentar
Se você não se enquadra no grupo beneficiado pela aposentadoria especial, conheça outras maneiras de receber o benefício.
O mais comum é por tempo de contribuição necessário, pode solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição diretamente no site ou aplicativo do INSS.
Outra opção é agendar atendimento em uma agência do INSS próxima a você. Certifique-se de ter todos os documentos em mãos, como carteira de trabalho, CPF, RG e comprovantes de residência e de contribuição.
Se ainda não acumulou o tempo de contribuição necessário para se aposentar e deseja adiantar sua aposentadoria, pode fazer uma contribuição voluntária ao INSS. Entre em contato com a agência do INSS mais próxima para obter informações sobre como proceder.
Outra maneira de antecipar a aposentadoria é por meio de investimentos. Se você possui economias, pode considerar aplicá-las em investimentos de longo prazo, como previdência privada ou fundos de investimento.
Essas opções podem ajudar a aumentar seu patrimônio e garantir uma renda extra durante a aposentadoria.

-
Bancos20 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF17 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia12 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas9 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver