Finanças
Aposentadoria: idade mínima para homens vai mudar?
Novas regras atualizam progressão da idade mínima para se aposentar; entenda.
Para o trabalhador, o momento de colher os frutos do trabalho árduo ao longo dos anos ocorre quando ele finalmente se aposenta. Afinal, é nesse momento que ele aproveita para desfrutar de tranquilidade e convívio com a família e os amigos.
No Brasil, a principal ferramenta para marcar o fim da vida profissional e o início de uma fase de descanso e lazer é o INSS, que constantemente recebe mudanças em suas normas, como ocorreu recentemente.
Afinal, o que mudou na aposentadoria?
Com as sucessivas alterações nas regras previdenciárias, é fundamental que os trabalhadores estejam sempre atualizados sobre as condições necessárias para a aposentadoria pelo INSS.
Recentemente, a Reforma da Previdência trouxe mudanças significativas, incluindo uma alteração na idade mínima para aposentadoria dos homens.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as novas regras preveem que a idade mínima para aposentadoria dos trabalhadores masculinos seja atualizada anualmente até o ano de 2027.
Dessa forma, em 2024, a idade mínima para aposentadoria dos homens é de 63 anos e seis meses. A cada ano, a idade será aumentada em meio ano até atingir o limite estabelecido pelo INSS — 65 anos.
Atualmente, trabalhadores homens urbanos podem se aposentar com, no mínimo, 63 anos e seis meses – Imagem: reprodução
Além da questão da idade mínima, outra mudança importante é a implementação do sistema de pontos para aposentadoria.
Para os trabalhadores que começaram a contribuir com a Previdência Social a partir de 2019, será necessário atingir a pontuação mínima para ter direito ao benefício.
No caso dos homens, a aposentadoria só será liberada quando atingirem a soma de 101 pontos. Isso é calculado somando um ponto para cada ano de contribuição e um ponto para cada ano de idade do trabalhador.
Ou seja, quanto mais tempo de contribuição e idade, mais fácil será atingir a pontuação necessária para a aposentadoria.
Vale a pena enfatizar que tais mudanças são válidas tanto para os homens quanto para as mulheres, já são aplicadas pelo INSS.
Portanto, é essencial que os trabalhadores fiquem atentos às novas regras e se planejem para garantir uma aposentadoria tranquila no futuro.
*Com informações de FDR.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp