Economia
Aposentadoria: O que mudará em 2023?
A Reforma da Previdência afetou a vida de diversos brasileiros, sejam eles trabalhadores públicos ou da rede privada. Entenda.
A reforma da Previdência ocorrida em 2019 afetou a vida de diversos trabalhadores da rede pública ou privada que tiveram as regras para se aposentar alteradas.
Fique por dentro das regras de transição, principalmente se você já está no processo para a aposentadoria.
Aposentadoria por idade
A aposentadoria por idade é um benefício concedido pelo INSS para os beneficiários que já atingiram certa idade e tempo de trabalho contribuindo com a Previdência Social. Em 2023, para se aposentar por essa regra, os requisitos serão as seguintes:
- Homens: precisam ter pelo menos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição
- Mulheres: precisam ter pelo menos 62 anos de idade e 15 anos de contribuição
Idade mínima progressiva
Para aqueles trabalhadores que já eram contribuintes antes da data de 13/11/2019, eles poderão se aposentar por essa regra de transição, que leva em consideração a idade, o tempo contribuído e a data que o assegurado começou a contribuir com a Previdência.
Os requisitos para se aposentar por essa regra de transição, são:
- Homens: 35 anos de contribuição para o INSS e pelo menos 61 anos de idade + seis meses por ano a partir de 2020 até completar 65 anos
- Mulheres: 30 anos de contribuição para o INSS e pelo menos 56 anos de idade + seis meses por ano a partir de 2020 até completar 62 anos
Regras por ponto
Para quem já contribuía antes da Reforma, existem algumas regras de transição, como, por exemplo, a citada anteriormente, que considera a idade mínima progressiva, e essa, a transição por pontos. Essa regra funciona somando a idade da pessoa mais os anos contribuídos.
Atualmente as regras para a aposentadoria por essa regra, são as seguintes:
- Homens: 35 anos de contribuição para o INSS: 99 pontos em 2022 (a partir de 2020, os pontos aumentam +1, até alcançar 105 pontos)
- Mulheres: 30 anos de contribuição para o INSS: 89 pontos em 2022 (a partir de 2020 os pontos aumentam +1, até alcançar 100 pontos)
Em 2023, essa regra vai funcionar da seguinte maneira: as mulheres precisarão de 90 pontos e pelo menos 30 anos de contribuição para o INSS para conseguir se aposentar; por outro lado, os homens precisão de 100 pontos e pelo menos 35 anos de contribuição.
-
Política18 horas atrás
Quais estados são mais de esquerda ou direita no Brasil?
-
Carreira2 dias atrás
Quer mais dias de folga e um bom salário? Considere essas 6 profissões
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil é o 2º país que mais usa IA no trabalho; veja quem lidera
-
Mundo1 dia atrás
Portugal lança plataforma online para pedidos de cidadania
-
Artigos2 dias atrás
Vai viajar? Conheça os 3 destinos mais econômicos do Brasil
-
Cotidiano2 dias atrás
Outubro terá feriado? Veja lista de datas importantes e programe-se
-
Finanças2 dias atrás
Irregularidades em imóveis: entenda os riscos do contrato de gaveta
-
Economia2 dias atrás
PIB per capita revela os 10 estados mais pobres do Brasil