Economia
Aposentados e pensionistas: cuidado para não cair em fraudes
Aposentados e pensionistas do INSS devem se atentar para não cair em fraudes, pois existem diversos criminosos atuando na área.
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam redobrar a atenção para não cair em fraudes, pois existem diversos criminosos se passando por funcionários da autarquia.
Isso vem acontecendo em todo território nacional nas últimas semanas. Logo, pessoas que recebem o benefício de aposentadoria ou pensão devem se atentar a atitudes e atividades suspeitas.
Segundo o INSS, esses golpistas entram em contato com os beneficiários fingindo ser servidores, muitas vezes por telefone, WhatsApp ou e-mail. Houve casos em que os criminosos chegaram até a entrar na casa do segurado.
Para conseguir se aproveitar dos beneficiários desavisados, esses criminosos perguntam dados pessoais, como nome, RG e CPF, além de número e senha de cartões e contas bancárias.
As vítimas, confiando nos funcionários do órgão conhecido, acabam entregando as informações solicitadas e caindo no golpe.
Um dos casos em que os golpistas fingiram ser agentes do Governo Federal aconteceu no Maranhão, com um senhor de 83 anos. Utilizando essa desculpa, entraram na casa da vítima e levaram seus pertences.
O idoso chegou a fazer um boletim de ocorrência, porém já era tarde. Os golpistas já haviam feito saques e até mesmo empréstimos em seu nome.
Como não cair nesse tipo de golpe
A Serasa aconselha manter seus dados no INSS atualizados, seja por telefone, 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para o sistema Android e iOS.
O INSS destaca que nunca são solicitadas informações como senhas, seja de forma on-line ou presencial. Logo, evite compartilhar senhas por telefone ou e-mail.
Vale lembrar que o número oficial utilizado para contato do INSS é o 280-41, então, caso receba uma ligação ou mensagem, verifique o número de origem do contato.
Caso não tenha certeza se o contato foi feito de fato pela autarquia, o segurado pode procurar saber da veracidade da mensagem ou ligação por meio dos canais oficiais de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social.
Fique atento para não cair em golpes desse tipo e acabar se prejudicando. Não passe informações pessoais, muito mesmo número de cartão, conta e senhas.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Tecnologia22 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira11 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos