Conecte-se conosco

Empresas

Apple Pay causa insatisfação em bancos e Visa pode reduzir taxas

Publicado

em

Apple Pay

O Apple Pay, serviço de pagamentos da gigante Apple, parece não estar agradando todos seus bancos e bandeiras parceiros. Sete anos após seu lançamento, o relacionamento da empresa com grandes bancos norteamericanos, como JPMorgan Chase, Capital One e Bank of America, está bastante desgastado.

Leia mais: Facebook, Google e Apple lançam serviços financeiro e geram preocupações

As instituições estão insatisfeitas com as taxas e os custos das transações, especialmente após o lançamento do Apple Card, em 2019. Sempre que os cartões de um desses bancos são usados em uma operação via Apple Pay, a instituição precisa pagar uma taxa para a empresa.

Atualmente, as taxas nos Estados Unidos estão por volta de 0,15% para compras com o cartão de crédito e 0,5 centavos para transações com o cartão de débito.

As informações são de uma reportagem do The Wall Street Journal, que revela que os bancos lutam para reduzir esses custos. A pedido deles, a Visa pode alterar a forma como processa algumas transações com o Apple Pay.

As mudanças devem chegar no próximo ano e abranger transações realizadas automaticamente. Dessa forma, a Apple receberia a taxa referente apenas à primeira compra em casos de transações recorrentes, como assinaturas e planos. A empresa já comunicou que é contra a mudança.

Acordos

A reportagem do WSJ afirma que a Apple fechou acordos com Visa e Mastercard envolvendo compromissos como não criar sua própria bandeira de cartões. Esse possivelmente é o motivo pelo qual a gigante lançou seu cartão pela Mastercard.

Além disso, executivos de bancos americanos estariam descontentes com a associação entre Apple e Goldman Sachs para lançamento do Apple Card. Desde a introdução do produto no mercado, mais bancos e redes de cartão ficaram irritados.

Em comunicado, a Apple afirmou que seus “parceiros bancários continuam a ver os benefícios em fornecer o Apple Pay e investem em novas maneiras para implementar e promover o serviço para seus clientes para compras seguras e privadas em lojas e online”.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS