Tecnologia
Apple pode ser obrigada a mudar seus carregadores para USB tipo C
Recentemente, legisladores europeus aprovaram uma nova lei que diz respeito a dispositivos eletrônicos fazerem uso de um carregador comum.
Recentemente, os legisladores europeus aprovaram uma nova lei que diz respeito aos dispositivos eletrônicos serem carregados por meio de um carregador comum. Com isso, caso a proposta passe por todos os procedimentos necessários e entre em vigor, isso significará que todos os smartphones, tablets, câmeras e afins que forem comercializados dentro da União Europeia deverão possuir os equipamentos com uma porta de carregamento USB tipo C até o fim do ano de 2024.
A decisão afetaria diretamente empresas como a Apple, além de outras companhias que não fazem uso de USB tipo C. O iPhone produzido pela Apple tem como entrada para o carregador o modelo tipo Lightning.
Se esse projeto for acatado, a Apple precisaria, em teoria, incluir na fabricação de seus novos aparelhos o tipo de carregamento comum, caso queira comercializar seus iPhones dentro da União Europeia.
No que diz respeito aos novos iPads e MacBooks da marca, eles já se encontram equipados com portas USB-C. No momento, a Apple ainda não se manifestou.
Atualmente, as regras relacionadas à cobrança em questão se encontram no processo legislativo da União Europeia. Por essa razão, as regras ainda não estão em vigor. Vale destacar, ainda, que o projeto levou cerca de dez anos para ser elaborado.
Além disso, no mês de junho dete ano, houve a concordância em relação ao projeto pela Comissão Europeia, que é o braço executivo da União Europeia. Agora, foi a vez do Parlamento Europeu, o qual aceitou o projeto.
Entretanto, nesse instante, a decisão caberá ao Conselho Europeu, que é formado por representantes dos governos que pertencem a países da União Europeia, os quais irão analisar e ponderar sobre a pauta antes de que ela se torne uma lei, oficialmente.
De acordo com a visão dos legisladores da União Europeia sobre a proposta é compreensível e aceitável, uma vez que evitará o desperdício, já que os consumidores não terão a necessidade de adquirir um novo carregador cada vez que comprarem um outro dispositivo. Aliás, isso ainda reduzirá significativamente o descarte de novos carregadores, bem como a produção deles.
Além disso, se houver a aprovação do Conselho Europeu, passará a ser possível carregar um iPhone a partir de um carregador USB tipo C da Samsung, por exemplo.
“Esta lei é a prova de que o futuro permite o desenvolvimento de soluções inovadoras para o futuro e beneficiará a todos – desde consumidores frustrados até nosso ambiente vulnerável”, disse Alex Agius Saliba, membro do Parlamento Europeu, em um comunicado à imprensa.
-
Saúde2 dias atrás
Sol em tons de vermelho pode gerar problemas à saúde
-
Economia2 dias atrás
Se você ganha R$ 10 mil por mês, está entre os mais ricos do Brasil
-
MEI2 dias atrás
MEIs podem ter aumento no limite de faturamento anual
-
Mundo2 dias atrás
Principal destino de Portugal terá aumento de 50% nas taxas turísticas
-
Política2 dias atrás
Veja quais os benefícios de ser mesário nas eleições
-
Investimentos1 dia atrás
3 ações brasileiras estão entre as mais valiosas do mundo
-
Agronegócio2 dias atrás
Como cultivar cebolinha (Allium schoenoprasum) em vasos na sua casa
-
Agronegócio23 horas atrás
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia): como fazer a rega corretamente?