Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a cultivar repolhos em casa

Conheça as principais dicas para o cultivo dessa hortaliça.

Publicado

em

Os repolhos são hortaliças de fácil cultivo, com folhagem compacta bem característica. Possuem formas e cores que podem variar, sendo comumente consumidos in natura, em conservas, cru ou cozido, em saladas e pratos variados.

O clima é fator importante para o cultivo do repolho, sendo que algumas espécies se adaptam melhor a temperaturas mais amenas e frias, enquanto que outras conseguem se desenvolver bem em climas quentes.

Dessa forma, antes do plantio, vale a pena pesquisar qual a espécie mais apropriada para cultivar na sua região. Os principais passos para o plantio, a gente te mostra agora.

Geralmente, o plantio do repolho é feito através das sementes, podendo ser semeadas no local definitivo de cultivo ou em sementeiras, sendo transplantadas quando atingirem uma altura de 10 a 15 cm.

Passo 1

Escolha um vaso de bom tamanho e profundidade, e que apresente orifícios de drenagem. Coloque uma camada de argila expandida e depois, cubra a argila com manta de bidim.

Essa etapa é fundamental para a boa drenagem de água. Em seguida, preencha o vaso com substrato fértil, rico em matéria orgânica, húmus de minhoca e esterco curtido.

Passo 2

Abra pequenas covas no substrato e coloque as sementes de forma bem espaçada. Cada semente pode ser plantada à 2 cm de profundidade.

Cubra com uma fina camada de terra e regue com um borrifador até que a terra fique úmida. A germinação das sementes não costuma levar mais do que uma semana.

Passo 3

A iluminação deve ser constante e intensa para o cultivo de repolho, porém, não direta, ao menos não o dia todo.

Dessa forma, o ideal é que o cultivo ocorra à meia sombra por cerca de 6h diárias, já que muito tempo sobre a incidência de luz solar direta, pode acabar por prejudicar as suas folhas.

Passo 4

Regue com frequência sem, contudo, deixar o solo encharcado. Depois de dois ou quatro meses da data de plantio, o repolho já pode ser colhido, dependo do tipo e dos cuidados empregados no cultivo da planta, para isso, basta notar se as cabeças estão bem formadas, compactadas e firmes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS