Agronegócio
Aprenda a fazer mudas de rosas do deserto e deixe seu jardim LINDO!
Saiba como propagar a espécie por meio de estacas e deixe qualquer ambiente ainda mais charmoso. Confira!
A rosa do deserto, originária da África do Sul, é uma planta excêntrica de beleza bastante peculiar. Essa espécie, adapta-se facilmente a países tropicais, e a sua variedade de flores, chama quase tanta atenção quanto seu caule grosso na base, característica esta, eficiente para suportar bastante vento e reservar água. Desse modo, a rosa do deserto lembra uma pequena árvore com raízes visíveis, que dificilmente passa despercebida. E por ser assim tão bela e ter desenvolvimento lento, o preço da planta, em algumas regiões, mostra-se não tão acessível. Por isso, nós vamos te ensinar um método muito simples para propagar rosas do deserto, que é justamente, por meio de estacas. Acompanhe!
Passo a passo
Escolha uma estaca
Uma das maneiras de reproduzir rosa do deserto é através do processo de estaquia, ou seja, através da reprodução por galhinhos da planta. Desse modo, comece escolhendo um galho saudável de uma planta adulta bem desenvolvida e faça a poda. No local em que fez o corte, coloque um pouco de canela em pó. A canela age como fungicida e bactericida, além de ser um cicatrizante natural, e vai auxiliar para que a planta não sofra com o ataque de micro-organismos.
Prepare a estaca
Remova todas as folhas da estaca cortada, de modo a concentrar o gasto de energia para o desenvolvimento de novas raízes. Depois, corte a pontinha superior do galho, o que vai evitar que a planta não desperdice seiva. Deixe o galho cortado reservado de 2 a 3 dias antes de plantar.
Escolha um vaso
Escolha um vaso de bom tamanho e profundidade e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque argila expandida no fundo e depois substrato apropriado: terra, carvão triturado e casca de pinos. É importante que a terra fique bem drenável.
Faça o plantio
Plante a estaca na terra já preparada, mantendo cerca de 5 cm do galho imerso no solo. Para facilitar o processo de enraizamento, coloque enraizador na base. Afofe bem a terra e regue com o auxilio de um borrifador.
Durante os primeiros dias, faça a rega frequente. Não deixe, contudo, a terra molhada demais, basta que fique levemente úmida. Depois de alguns dias, vá diminuindo as regas gradativamente. Deixe o vaso em local bem iluminado à meia sombra.
Desenvolvimento da planta
Em um período de 30 a 60 dias, a estaca começará a apresentar sinais de enraizamento, e a muda vai se desenvolver. Sendo assim, coloque a planta, aos poucos, sob a incidência de sol direto. Periodicamente, faça a adubação do solo, de modo que sua plantinha fique sempre forte e saudável, além de muito florida.
-
Tecnologia2 dias atrás
Desativar ESTA função do celular evita tentativas de golpe: proteja-se!
-
Tecnologia2 dias atrás
Número desconhecido ligando? Saiba como identificar tentativas de golpe na hora
-
Agronegócio2 dias atrás
Zamioculca: segredos que ninguém te conta sobre cultivar a planta da fortuna
-
Agronegócio12 horas atrás
Pouco conhecida no Brasil, banana azul conquista paladares pelo mundo
-
Cotidiano2 dias atrás
Churrasco sem fumaça, mas com sabor: brasileiros aderem a novas tendências
-
Empresas2 dias atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra
-
Carreira2 dias atrás
No Brasil, mercado financeiro tem alta demanda e salários acima dos R$ 40 mil
-
Economia2 dias atrás
Legados imortais: Michael Jackson e outros famosos lucram milhões mesmo após a morte