Conecte-se conosco

Saúde

Aprenda a fazer o descarte correto de medicamentos vencidos

Veja como devemos localizar as farmácias que tem ponto de coleta desses medicamentos.

Publicado

em

Aprenda a fazer o descarte correto de medicamentos vencidos

Muitas vezes compramos remédios que não precisamos tomar todo o conteúdo e eles acabam vencendo com o tempo sem uso. No entanto, não recomenda-se que o descarte desses medicamentos seja feito no lixo comum da sua casa, muito menos no vaso sanitário. Dessa forma, veja a seguir como identificar os pontos de coleta e realizar o descarte correto dos medicamentos vencidos que estão no seu armário.

Onde localizar pontos de descarte de remédios?

Descobrir os pontos de coleta para realizar o descarte de forma correta é possível através de alguns sites informativos que realizam esse tipo de ação em conjunto com as farmácias. Essas plataformas indicam quais são as farmácias que participam da iniciativa e vão te mostrar qual o ponto mais próximo da sua região.

Como descartar os medicamentos?

Confira o passo a passo para fazer o descarte correto de medicamentos a seguir:

  1. Veja os medicamentos em casa: Verifique a data de vencimento de seus remédios. Em seguida, separe os que estão vencidos e também aqueles que não serão mais utilizados.
  2. Vá para o ponto de coleta: Leve-os a uma das farmácias que recebem medicamentos vencidos para fazer o descarte.
  3. Descarte adequado: Na farmácia coletora, siga a orientação de como fazer o descarte e deposite separadamente nos locais apontados.

Por que não jogar em qualquer lugar?

Nem todos os medicamentos podem ter o descarte feito no lixo ou na rede de esgoto. Essa atitude pode causar contaminação, pois alguns deles podem ser tóxicos e outros podem se tornar tóxicos durante o descarte incorreto. Dessa forma, acabam poluindo o meio ambiente e causam danos em diferentes escalas.

Inicialmente, pode ocorrer contaminação da água e do solo. Além disso, as substâncias também podem afetar organismos vivos, como peixes e até mesmo os humanos que bebem dessas águas ou se alimentam de animais contaminados.

Por fim, o descarte de resíduos farmacêuticos no lixo comum, de sua casa ou condomínio, pode causar danos aos trabalhadores que coletam materiais potencialmente contaminados. Por isso, procure sempre fazer o descarte correto do seu lixo de medicamentos vencidos ou inutilizados.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS