Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a fazer um adubo para horta de temperos

A partir de ingredientes simples e fáceis, é possível garantir a nutrição das plantas.

Publicado

em

Como montar uma horta orgânica na sua casa

Se você cultiva horta em casa, saiba que é preciso alguns cuidados para garantir uma boa produção e estimular o crescimento dos temperos. Um deles, é a adubação.

Hoje, nós vamos te ensinar o que não deve faltar no processo de crescimento da sua hortinha. Confira!

Itens essenciais para a nutrição das plantas

Húmus de minhoca
Esse é um dos melhores adubos para horta e pode fornecer todos os nutrientes que os temperos precisam. Portanto, aplique o húmus em volta da planta, mas sempre longe do caule principal.

Também evite colocá-lo muito perto para não ‘queimar’ as raízes dos temperos. A aplicação vai garantir que os legumes e vegetais cresçam mais fortes e com o sabor característico.

Cascas de banana
O item, rico em potássio, auxilia no processo de fotossíntese das plantas. Dessa forma, ela vai conseguir captar mais nutrientes, o que vai fortalecer seu crescimento. Para isso, pegue as cascas de bananas, corte em tiras, coloque-as em uma forma e leve ao forno.

Depois que elas estiverem secas e na coloração preta, deixe esfriar e aplique sobre a terra.

Casca de ovos
Esse ingrediente vai fornecer o cálcio que as plantas precisam para crescer. Para utilizá-lo da forma correta, separe as cascas de ovos, limpe-as e seque-as. Em seguida, bata no liquidificador até formar uma farinha e aplique sobre as plantas.

Compostagem de alimentos
Além de sustentável, essa é uma ótima opção para nutrir os temperos da horta. Os restos de alimentos que seriam jogados fora, agora podem ser usados como adubo.

E o melhor: natural e sem utilizar agrotóxicos, o que não interfere no sabor das espécies. Para conseguir a compostagem dos alimentos, é preciso ter uma composteira.

Use potes ou recipientes um em cima do outro, de modo que cada camada vai fornecer uma parte do adubo. O debaixo, vai dar o adubo líquido, e outros dois o adubo que é físico.

Fazendo isso, você conseguirá uma boa colheita dos seus temperos da horta.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS