Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a utilizar cinza de madeira como adubo

Conheça formas de utilizar esse produto e deixe suas plantas sempre saudáveis.

Publicado

em

A queima da madeira é algo extremamente prejudicial ao meio ambiente pois emite gás carbônico, o que prejudica a natureza. No entanto, é possível dar um destino ecológico às cinzas geradas a partir da queima de matéria orgânica.

Leia também: Adubo caseiro com borra de café: saiba como fazer!

O produto pode corrigir o pH de solos muito ácidos, o que serve para adubar as plantas de uma forma natural. Contudo, essas cinzas não devem ser utilizadas em plantas novas e nem em espécies que gostam de solo ácidos. Elas devem ser sempre misturadas à terra, de preferência, algum tempo antes da realização do plantio.

Mas atenção! Não é recomendado o uso de cinzas oriundas de churrasqueira, que geralmente possuem sal e gorduras misturadas, e nem de madeiras pintadas.

Confira como preparar e utilizar o adubo para um melhor aproveitamento no jardim

Se você estiver enfrentando problemas com pragas, como pulgões e lesmas, faça a pulverização das cinzas em cima de compostagem, a fim de acelerar o processo de transformação orgânica. Espalhe-as sobre o solo e repita o processo sempre que necessário, mas com moderação.

Plantas com manchas marrons e folhas amareladas e que demoram para crescer podem estar precisando de potássio. Para corrigir isso, adicione 1 kg de cinzas de madeira em um saco de pano e coloque dentro de um recipiente com um litro de água. Deixe por vários dias, até a água ficar com uma coloração escura. Em seguida, transfira o líquido para um pulverizador e aplique nas áreas afetadas. Essa mistura é indicada, principalmente para quem cultiva tomate, batata e beterraba.

Pronto! Agora que você já sabe que a cinza de madeira serve como adubo, pode nutrir suas plantinhas e, ao mesmo tempo, contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS