Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda como cultivar groselhas

Saiba mais sobre o cultivo dessa fruta exótica e muito gostosa.

Publicado

em

A groselha é uma fruta nativa das regiões da Índia e Madagascar. Quem, contudo, nunca tomou geladinho de groselha na infância ou xarope com o sabor da fruta? Sim, a groselha é comumente utilizada para a fabricação de xaropes, licores, geleias, doces, aperitivos, sucos e outros mais.

O fruto da groselheira são as bagas, que se distinguem em duas espécies: as vermelhas mais aromáticas e as pretas mais ácidas.

E se você tem interesse e curiosidade em aprender mais sobre o cultivo dessa fruta, a gente separou algumas dicas indispensáveis para o plantio da groselha. Acompanhe!

Como cultivar

Inicialmente, cabe ressaltar que a groselha gosta de clima frio, mas também se dá bem em climas temperados. O solo deve ser bem drenável, rico em matéria orgânica e profundo e o pH deve ser neutro ou levemente ácido.

Por isso, fique atento às condições climáticas do lugar onde você mora. É imprescindível que sejam favoráveis à planta, caso contrário, ela não se desenvolve bem. 

As mudas podem ser feitas por meio de estacas ou sementes. Caso opte pelas estacas, comece cortando um galho (ou talo) de uma groselha adulta. Tire quase todas as folhas da estaca deixando apenas algumas poucas no topo.

Raspe alguns centímetros da base do caule e passe na ponta um enraizador (que pode ser encontrado à venda em qualquer floricultura).

Depois disso, finque à estaca em um balainho ou vasinho pequeno com substrato rico em matéria orgânica. Terra, húmus de minhoca e esterco curtido são ideais. Regue bem e deixe em meia sombra.

Com as sementes, você pode fazer da mesma forma, basta, contudo, depositá-las nos balainhos ou sementeiras e cobrir com uma fina camada de terra adubada. Regue do mesmo modo e, em poucos dias, ocorrerá a germinação.

Uma dica importante é sempre procurar fazer o plantio da groselha no fim de outono e início do inverno, ocasião em que a planta está em estado de dormência.

Depois que as estacas enraizarem ou as sementes germinarem e ganharem tamanho, faça a transplantação para o local definitivo.

Lembrando que a groselheira pode atingir até 6 metros de altura, então, melhor que seja cultivada diretamente no chão. Caso opte por fazer o plantio em vaso, escolha um vaso grande e profundo, além de certificar-se que tenha orifícios de drenagem. 

De três a quatro anos após o plantio, a depender das condições de cultivo, a groselheira já começa a dar frutos. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS