Economia
Saiba como pagar o IPVA atrasado e não ficar devendo o imposto
Inadimplência do tributo pode gerar dores de cabeça ao motorista, como impedimento ao licenciamento e restrições no CPF.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado todo os anos pelos governos estaduais de cada estado para quem é proprietário de um veículo. A quantia do tributo é calculada sobre o valor venal do bem, entre taxas que variam de 1,5% a 4%.
Apesar de ser cobrado logo início do ano, não é raro encontrar condutores que ainda não quitaram o IPVA no decorrer do ano. A inadimplência do tributo pode gerar dores de cabeça ao motorista, como impedimento ao licenciamento, CPF incluso nos cadastros de proteção ao crédito, apreensão do bem (que é levado ao pátio do Detran), além de risco de o carro ir para leilão.
Leia mais: Guedes diz que Simples Nacional será isento da taxação de dividendos
Por isso a importância de quitar a dívida nunca foi tão necessária. Para quem está com o débito vencido, ainda da tempo de quitar o tributo. Confira a seguir o passo a passo de como pagar o IPVA atrasado:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Tenha anotada a placa do seu veículo assim como o número do RENAVAM;
- Em seguida, vá no link para emitir a guia de pagamento. Neste caso, o documento para pagar o IPVA vencido se chama “Guia para Regularização de Débitos (GRD)“;
- De forma automática, o boleto do imposto acompanha a multa, juros e demais encargos do atraso;
- No próximo passo, o site oferece a opção de pagar de forma integral o imposto em atraso ou parcelar o IPVA – neste caso, vale destacar, incidem encargos. Apesar disso, a alternativa pode ser ideal para quem precisa regularizar imposto, mas está sem recursos suficientes.
Por último, quite o boleto no canal de pagamento da sua preferência até a data de vencimento, seja em agências bancárias, casas lotéricas ou pela internet, com o código de barras.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia24 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia22 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR