Conecte-se conosco

Finanças

Com alta da taxa Selic a 7%: Quais são os impactos nos investimentos?

Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira

Publicado

em

Saiba quem pode sacar dinheiro da conta bancária de um familiar falecido

A taxa Selic chegará a 7% e saiba que isso vai impactar diretamente nos seus investimentos. A pergunta é: isso é considerado ruim ou bom para o meu dinheiro?

Leia Mais: Focus: inflação de 6,56%, Selic de 7% a.a. e PIB de +5,29% este ano

Saiba que mexer nessa taxa é uma das ferramentas do Banco Central (BC) para controlar a inflação e aproximá-la da meta atual estabelecida. Apesar da sua alta, hoje ela é muito menos que o patamar registrado há anos atrás de 14%.

A taxa atinge três grandes pilares na vida financeira do cidadão: a inflação, os rendimentos de diversos investimentos e as taxas de empréstimos. Ou seja, cada uma dessas variáveis também vai interferir nas suas apostas financeiras. A taxa Selic é apenas uma parte delas.

Banco Central mais conservador

Ao indicar que a taxa de juros Selic deve acabar o ano de 2021 a 7% ao ano, a tendência é um Banco Central mais conservador. Ou seja, a tarefa do BC será a de calibrar juros de maneira a cumprir a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Na pratica, o BC deve conseguir baixar a inflação para o centro da meta no período. E a instituição desta forma vai incentivar o estímulo ao crescimento econômico do país afetado, principalmente pela pandemia em 2020.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS