Conecte-se conosco

Agronegócio

Aquele ‘tompero’ especial! Aprenda a fazer mudas de pimenta-de-cheiro

Saiba como propagar a pimenta de cheiro de forma simples e prática e tenha esse temperinho na sua horta sempre!

Publicado

em

As pimentas de cheiro são muito utilizadas na culinária para agregar sabor e aroma especial a diversos pratos e receitas. Desse modo, vale a pena tê-las em casa, orgânicas e fresquinhas, sempre à disposição, já que dessa forma, aproveita-se ao máximo todos os benefícios do alimento

Para fazer mudas e cultivar ótimas pimentas, não é necessário muito. Basta ter um cantinho da casa que receba sol direto e se atentar a fatores como substrato ideal, frequência de rega e adubação. 

Sendo assim, acompanhe o passo a passo logo adiante e saiba como fazer a propagação da pimenta-de-cheiro em casa de um jeito bem simples. Confira!

Propagação e cultivo

Para começar, separe algumas pimentas de cheiro bonitas e saudáveis e retire as sementes. Feito isso, deixe que as sementes sequem ao sol por três dias antes de iniciar o plantio. As pimentas gostam de sol em boa parte do dia, pois precisam do calor.

Elas preferem temperaturas de 16ºC a 35ºC, portanto, a época do plantio deve acontecer preferencialmente no verão.

Assim que as sementes estiverem secas, encha alguns balainhos com terra fértil e coloque de duas a três sementes em cada balaio. Preencha com uma fina camada de substrato e regue. A rega deve ser feita diariamente. Deixe os balainhos em local bem iluminado. 

O tempo de germinação varia de 10 a 15 dias, e depois disso a plantinha segue se desenvolvendo com vigor. Dessa forma, assim que as raízes começarem a sair no fundo do balainho, faça a transplantação para um vaso maior.

Para o plantio em vasos, escolha um de bom tamanho e profundidade que apresente orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e, em seguida, preencha com terra rica em matéria orgânica, leve, solta e bem drenada. Adicione adubos orgânicos ao substrato para potencializar o crescimento da planta.

Faça o transplante colocando cada muda em um vaso e regue como de costume, de modo a manter a terra levemente úmida, nunca encharcada. A colheita pode ser feita de 60 a 120 dias após a semeadura, a depender das condições de cultivo. Para isso, verifique a coloração das pimentas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS