Conecte-se conosco

Agronegócio

Aranha-camelo: conheça esse curioso animal envolto em mitos e lendas!

Publicado

em

As aranhas são animais extremamente importantes para manter o equilíbrio da natureza, afinal, esses aracnídeos são os predadores naturais de diversos insetos que podem fazer bastante mal aos seres humanos.

Ao todo, existem milhares de espécies ao redor do mundo, e cada uma conta com uma particularidade diferente. Aqui no Brasil, as mais populares costumam ser a viúva-negra e a aranha-marrom, exemplares bastante perigosos devido ao seu veneno.

Entretanto, existe um tipo de aranha que é ainda mais assustadora que os nomes mencionados acima. Você pode imaginar de quem estamos falando? Mas é claro que é das curiosas aranhas-camelo!

 Lá fora (no exterior) esse bicho é conhecido como  camel spiders,  sun spiders  ou  wind scorpions  e é muito associado com lendas e mitos que alegam que ele pode matar uma quantidade significativa de pessoas.

E as histórias acabaram ganhando força quando houve a Guerra do Iraque, em 2003, quando soldados americanos invadiram o país buscando armas nucleares. Na época, começaram a se proliferar relatos de aracnídeos enormes que corriam a velocidades absurdas.

É claro que tudo isso não passou de invenção da cabeça dos combatentes, mas os relatos são dignos de um roteiro do filme “Aracnofobia”, um grande sucesso que sempre passava no SBT lá nos anos 1990 (e se você possui medo mortal de aranhas, não assista).

Afinal, o que são as aranhas-camelo?

Segundo os biólogos, embora o animal se pareça com uma aranha, ele é, na verdade, um parente próximo dos escorpiões. O espécime costuma viver em áreas secas e desérticas, mas costuma evitar o sol.

E é claro, a boa notícia para os medrosos de plantão é que o animal não é agressivo com humanos e pica somente se for ameaçado. Quanto ao nome, foi-lhe dado devido ao dorso da aranha lembrar as corcovas de um camelo.

Segundo os especialistas, existem mais de 1,1 mil espécies de aranhas-camelo espalhadas pelo mundo, e aqui no Brasil existem, ao todo, 7 variedades registradas, especialmente na nossa floresta amazônica.  

Porém, como foi dito anteriormente, o bichinho evita o sol e, portanto, costuma sair para caçar somente à noite, alimentando-se de pequenos insetos e pequenos invertebrados. Portanto, se você encontrar com uma aranha-camelo, apenas não a incomode que ela vai embora, lembrando que ela somente ataca se for ameaçada.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS