Conecte-se conosco

Agronegócio

A aranha do filme ‘Harry Potter’ existe, e a espécie pode ser encontrada em território brasileiro

A aranha do filme ‘Harry Potter’ existe e pode ser encontrada até mesmo no Brasil! Entenda sobre a espécie e seus segredos.

Publicado

em

Se você é fã de “Harry Potter”, com certeza deve se lembrar de uma cena que acontece no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo” (2005). No episódio em questão, os alunos estão em uma aula de defesa contra as artes das trevas até que uma assustadora aranha aparece. Saiba que ela existe de verdade e pode ser vista no Brasil.

Foto: Reprodução / Warner Bros. Pictures / Canaltech

A espécie que estamos falando é a aranha-chicote, que faz parte dos Amblypygi. Essa é uma ordem dentro da classe dos inúmeros aracnídeos que existem na natureza. De acordo com a American Arachnological Society, existem espécies com até 0,6 m de envergadura!

Fernando Daros, estudante de biologia da Unifesp, revela:

“O chicote no nome é por conta de possuírem um primeiro par de pernas sensoriais que parecem chicotes de tão longas e finas.”

O pesquisador ainda complementa:

“Vale lembrar que o nome chicote aqui não está ligado à agressividade, já que nesses bichos são apenas apêndices sensoriais para localização, visto que eles são praticamente cegos (em alguns casos totalmente cegos).”

Aranha-chicote

Esse tipo de aracnídeo costuma viver em rachaduras, fendas em cavernas e até mesmo dentro de florestas tropicais. A aranha-chicote costuma estar presente em todos os continentes, menos da Antártida. Esse tipo de aranha também não possui veneno e não causa mal algum para os seres humanos.

Seus hábitos são completamente noturnos e as aranhas dessa espécie são consideradas mais solitárias, por isso mesmo suas aparições costumam ser raras. O animal em questão também possui pedipalpos raptoriais. Isso quer dizer que as patas contam com espinhos para capturar pequenas presas, como insetos.

Segundo os cientistas, os machos empregam seus pedipalpos robustos e pontiagudos na competição pelo acasalamento com as fêmeas. As progenitoras asseguram a segurança dos ovos, abrigando-os dentro de uma cavidade situada embaixo do corpo, e transportam as crias recém-nascidas sobre suas regiões abdominais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS