Conecte-se conosco

Agronegócio

Arroz integral: é realmente mais saudável? Você não vai acreditar

Estudo revela dados impressionantes sobre o queridinho das dietas.

Publicado

em

Existem alguns alimentos que são os prediletos das pessoas que desejam viver um estilo de vida mais saudável ou que querem emagrecer, e um dos mais conhecidos desse grupo é o arroz integral, considerado melhor do que o seu equivalente e tão popular arroz branco.

Essa variedade apresenta o farelo e o germe, ambos intactos, sem o refinamento do arroz branco, que faz a retirada dessas camadas naturais. Agora, será que esse fator citado faz com que um dos tipos seja superior ao outro? É isso que vamos descobrir agora!

Tal opção é realmente melhor?

Há uma visão generalizada sobre grãos integrais que contribuiu para que o arroz integral ganhasse essa fama de alimento fit.

Resumindo, sempre que ouvimos falar de qualquer insumo alimentício de origem natural, já pensamos que ele é mais saudável que sua contraparte refinada industrialmente.

Inclusive, o farelo intacto presente no produto citado antes realmente fornece uma maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Pesquisas ainda alegam que a sua digestão ocorre de forma mais lenta, o que pode auxiliar a estabilizar o açúcar presente na corrente sanguínea.

Logo, sim, é verdade que a variante natural conta com mais fibras, tendo em torno de uma grama por xícara. Em seguida, considerando a recomendação de consumo diário de quase 25 gramas, podemos perceber que esse percentual fibroso não causa tanto impacto assim, falando de maneira prática.

Entretanto, ela também ostenta um nível maior de arsênio, que nada mais é que um metal pesado. Em termos matemáticos, o percentual é 80% maior do que no arroz branco. Mas, segundo os especialistas, quem ingere o alimento moderadamente não precisa se preocupar.

Lembrando que até mesmo a água possui elementos pesados em sua composição, e isso não é algo que ocorre exclusivamente com os grãos. Seguidamente, o ácido fítico também é abundante no arroz integral e o composto possui ação antioxidante benéfica ao organismo.

Essa substância pode inclusive se ligar a minerais como o ferro e o zinco, impedindo que eles sejam absorvidos pelo corpo humano em sua totalidade.

Por fim, mesmo que a variedade integral contenha mais minerais, eles infelizmente podem não estar sendo aproveitados devido a esse ácido em particular.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS