Agronegócio
Arruda: O verdadeiro milagre verde que pode morar no seu jardim
A arruda é uma planta que pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e para o seu lar. Além de ser conhecida por suas propriedades místicas e espirituais, ela também tem usos medicinais e repelentes.
Ficou curioso para saber mais sobre a planta? Continue a leitura para descobrir como cultivar arruda em casa e ter sempre à mão um remédio natural e milagroso.
Arruda: como cultivar a erva clássica e milagrosa
A arruda é uma planta perene, de origem europeia, mas que se adapta bem ao clima brasileiro. Ela tem folhas verdes azuladas ou acinzentadas, que exalam um aroma forte e característico. Na primavera e no verão, ela produz pequenas flores amarelas, que atraem abelhas e borboletas.
Para cultivar arruda em casa, você pode optar por plantar as sementes ou por fazer mudas a partir de estacas de galhos. As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo, em canteiros, vasos ou em sementeiras, para depois serem transplantadas.
O ideal é fazer pequenas covas de 0,5 cm de profundidade e colocar as sementes, cobrindo com uma fina camada de terra. A germinação ocorre em cerca de 10 dias se o solo estiver úmido e iluminado.
As estacas podem ser retiradas de plantas adultas e saudáveis, cortando um galho de cerca de 15 cm de comprimento.
Em seguida, retire as folhas da parte inferior da estaca e plante-a em um vaso com terra misturada com areia ou substrato. Mantenha o solo úmido até que a estaca enraíze e comece a brotar novas folhas.
A arruda gosta de sol pleno, ou seja, precisa receber pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Por isso, escolha um local bem iluminado para plantar a sua arruda. Ela também tolera meia sombra, mas nesse caso pode florescer menos.
A rega dessa planta deve ser moderada, pois ela não gosta de solo encharcado. Além disso, ela é resistente à seca e só precisa ser regada quando o solo estiver seco ao toque. Evite molhar as folhas e as flores, pois isso pode favorecer o aparecimento de fungos.
Benefícios da arruda
A arruda tem muitas propriedades terapêuticas, é considerada analgésica, anti-inflamatória, calmante, vermífuga e repelente. Pode ser usada para tratar dores de cabeça e de dente, conjuntivite, verminoses e ansiedade, além de ajudar a fortalecer os vasos sanguíneos e a combater as varizes.
No entanto, é preciso ter cuidado com o uso da arruda, uma vez que se trata de uma planta tóxica que pode causar reações adversas se consumida em excesso ou por pessoas sensíveis.
Alguns dos sintomas de intoxicação por arruda são: vômito, diarreia, hemorragia, convulsões e aborto. Por isso, é importante consultar um médico antes de usar a planta como remédio.
A erva clássica também é uma planta que protege contra as energias negativas, o mau-olhado e inveja, podendo ser usada em forma de amuletos, sachês ou ramos na entrada da casa. Ela também é facilmente encontrada em rituais religiosos, como na missa católica e, principalmente, em rituais realizados por benzedeiras.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp