Conecte-se conosco

Curiosidades

As igrejas evangélicas que mais cresceram no Brasil

Publicado

em

O Brasil é, por tradição, um país majoritariamente católico, o que altamente justificável, uma vez que fomos colonizados por Portugal, país onde a fé católica apostólica romana era a oficial.

Entretanto, com o passar dos séculos, as coisas foram mudando de figura, e, nos tempos modernos, pudemos ver um grande crescimento da igreja evangélica neopentecostal.

Essa vertente do protestantismo está arrebatando cada vez mais fiéis, contando inclusive com muitos ex-católicos que se encontravam desiludidos ou desmotivados pela sua fé de nascença. Dessa forma, tais locais ofereceram um refúgio para essas “ovelhas perdidas”.

Segundo um levantamento feito pela revista Veja, a Assembleia de Deus, uma das variantes mais famosas a atuar em território brasileiro, obteve o maior crescimento dentre todas as igrejas do credo. Foram abertos mais de 9,3 mil templos, representando um crescimento de 115% em apenas 10 anos (2010-2019).

Porém, outros nomes como a Igreja Cristã Maranata e a Congregação Cristã do Brasil também se destacam, tendo registrado índices de crescimento de 35% e 92% no seu número de sedes, respectivamente. De acordo com alguns especialistas, existem alguns fatores que podem explicar essas enormes taxas de sucesso.

Logo, uma das principais causas de êxito seria o fato de as organizações citadas focarem especialmente em municípios isolados ou periferias de grandes metrópoles. Tais lugares possuem como característica comum uma grande concentração de pessoas carentes, além de pouca presença do poder público.

Portanto, promovendo ações de cunho assistencialista para esse público mais vulnerável, as instituições religiosas acabam atraindo essas pessoas e aproveitando dessas condições para introduzi-las dentro do seu próprio escopo religioso.

Essas informações são o resultado de um trabalho realizado por Victor Araújo, um cientista do Centro de Estudos da Metrópole da USP (Universidade de São Paulo). Esse mesmo levantamento revelou que, no ano de 1969, havia apenas 188 templos da denominação evangélica em todo o território nacional.

Vertentes evangélicas missionárias também cresceram

Entretanto, outras igrejas também revelaram estar crescendo significativamente no país. Entre os nomes de maior destaque, temos a Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus, ambas ostentam, respectivamente, 72% e 90% de aumento de templos e atividades.

Porém, diferentemente das instituições citadas no começo do texto, essas contam com uma atuação maior em ambientes urbanos, ou seja, as grandes metrópoles brasileiras. Alguns estudiosos do setor apontam a “teologia da prosperidade” como uma das principais responsáveis por tamanho sucesso.

Segundo esse dogma, uma pessoa alinhada com os desígnios divinos consegue ver isso refletido na sua situação financeira. Portanto, quanto mais rico alguém é, mais bençãos e proteção divina a pessoa possui, e testemunhos em meio aos cultos são bastante comuns.

Alguns dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que os evangélicos estão em franco crescimento no Brasil. As cifras saltaram de apenas 2,7% para 22,2% nos anos de 1940 até 2010, e, até o momento, não há mais atualizações dessas estatísticas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS