Tecnologia
As máscaras estão caindo: países da Europa começam a regular filtros de beleza em aplicativos!
Os filtros nas fotos e vídeos do Instagram podem afetar a saúde mental dos usuários. Entenda o que os países europeus estão determinando.
Se você está na internet há algum tempo, é certo que conhece os filtros para fotos e vídeos postados em aplicativos como Instagram e TikTok. Eles são recursos populares que permitem alterar a aparência de rostos e corpos utilizando efeitos digitais.
No entanto, mesmo que alguns desses filtros possam ser divertidos e criativos, eles também costumam trazer um lado bastante negativo para os usuários das redes: a distorção da autoimagem e a promoção de padrões de beleza que não são, nunca foram e jamais serão reais.
Os riscos dos filtros de fotos e vídeos
Muitos donos de contas nessas redes sociais usam os filtros de fotos e vídeos para esconder imperfeições, melhorar a aparência ou se parecer com celebridades. No entanto, essa prática pode causar insatisfação com a própria imagem, baixa autoestima e levar até mesmo a transtornos alimentares.
Como se não bastasse, os filtros também podem criar uma falsa impressão de que as pessoas são mais bonitas, felizes e bem-sucedidas do que são, afetando a saúde mental dos usuários.
Medidas legislativas tomadas na Europa
Frente aos riscos mencionados e vários outros que ainda são estudados, alguns países da Europa estão adotando medidas legislativas para regulamentar o uso dessa ferramenta, visando diminuir o potencial lesivo que os filtros em fotos e vídeos podem trazer.
Em Israel e na Noruega, por exemplo, foram aprovadas leis que obrigam as imagens e vídeos manipulados a trazerem essa informação quando forem utilizados para fins publicitários em redes sociais.
Mas não fica por aí, já que na França existe um projeto de lei em andamento que visa criar regras semelhantes para vídeos e fotos manipulados, com pena de multa de até 300 mil euros (equivalente a R$ 1,6 milhão) ou seis meses de prisão em caso de descumprimento.
Essas iniciativas visam conscientizar os usuários sobre os efeitos dos filtros de fotos e vídeos na percepção da realidade e da beleza, além de proteger a saúde física e mental das pessoas. É claro que o problema é mais complexo do que isso, mas as medidas são uma tentativa válida de melhorar a situação.

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