Automobilística
As mudanças na CNH que todo motorista precisa conhecer agora
A CNH é o documento que comprova que você está apto a dirigir. Por isso, é importante entender o que vale e o que não vale.
Todo mundo sabe que a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, é algo extremamente importante. Isso porque ela serve de comprovação que você está apto a dirigir, além de ser documento de identificação. Porém, nos últimos tempos ronda uma notícia que está deixando muitos condutores confusos.
A questão é que todo mundo está se perguntando se renovação da CNH deixou de ser obrigatória. Como existem muitas informações confusas pela internet, explicaremos melhor para você entender quais são as regras que constam em lei.
Afinal, não precisa mais renovar a CNH?
Não se deixe enganar. A resposta é não, a renovação ainda é obrigatória, mas com algumas mudanças na legislação. A CNH é o documento que certifica a habilidade de uma pessoa para continuar dirigindo. Por isso, não há sentido em suspender a obrigatoriedade de um importante documento.
Porém, como citamos acima, há algumas mudanças que podem gerar confusão nos condutores. A principal delas aconteceu com a Nova Lei de Trânsito, que entrou em vigor em abril de 2020. Antes dessa mudança, a renovação era necessária a cada 5 anos para motoristas com menos de 50 anos. Agora, os prazos são os seguintes:
- 10 anos para condutores com menos de 50 anos;
- 5 anos para quem tem entre 50 e 70 anos;
- 3 anos para pessoas com 70 anos ou mais.
Quando a CNH vence, o motorista tem até 30 dias para iniciar o processo de renovação do documento. Mas, é bom você ficar de olho e acompanhar todos os detalhes. Isso porque esses prazos podem mudar se um projeto de lei em tramitação for aprovado.
Na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 2496/22 foi apresentado pelo deputado José Nelto (PP-GO). Ele propõe estender o prazo de renovação da CNH para 60 dias.
Atualmente, dirigir com a CNH vencida resulta em uma multa gravíssima e 7 pontos à CNH. Durante os primeiros 30 dias após o vencimento, o motorista não está sujeito a multas, mas após esse período, a infração passa a ser considerada gravíssima.
Essa extensão de tempo proporcionará uma janela mais flexível, especialmente para aqueles que têm dificuldades em encontrar tempo livre para realizar o procedimento, mas ainda necessitam continuar utilizando seus veículos.
Além disso, o projeto também propõe a implementação de um prazo indeterminado de validade para o uso da CNH como documento oficial de identificação.

-
Tecnologia20 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades17 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso