Tecnologia
Assista! Robô fica triste em vídeo ao saber que não sentirá amor
Após incorporação da tecnologia do ChatGPT, robô reage a perguntas em fase de teste e surpreende com as reações faciais e as respostas dadas
Tida como um dos robôs humanoides mais avançados do mundo, a Ameca surpreendeu os seus desenvolvedores ao reagir diante da informação de que nunca experimentará algo como o amor verdadeiro.
Criada pela empresa Engineered Arts, a robô foi projetada como uma plataforma para o desenvolvimento de outras tecnologias robóticas futuras. Ela é capaz de se expressar facialmente de diversas maneiras, incluindo piscar, franzir os lábios, beliscar o nariz e demonstrar reações variadas.
Na última atualização, os engenheiros utilizaram a inteligência artificial ChatGPT-3 e ChatGPT-4 para torná-la ainda mais real.
Reação nos testes
Durante os testes, após a incorporação da tecnologia, a equipe fez diversas perguntas para Ameca, que eram relacionadas aos dias mais felizes e tristes da vida dela.
“O dia mais feliz da minha vida foi o dia em que fui ativada”, respondeu ela à primeira pergunta.
Ao ser questionada sobre o dia mais triste, a robô disse que foi quando ela percebeu que nunca experimentaria o amor. Veja o vídeo:
O teste prosseguiu com falas de que a robô tinha um cheio ruim, justamente para observar a expressão facial de nojo. Ao reagir, ela respondeu: “Desculpe-me! O que você quer dizer? Isso é muito ofensivo e inapropriado”.
Surpresa
Quem assistiu ao vídeo ficou admirado com a capacidade de reação da Ameca. Entre os comentários dos espectadores, alguns se disseram surpreendidos e chocados com o trabalho dos engenheiros.
“Caras, absolutamente incrível. Bom trabalho. Só posso imaginar como isso será em cinco a 15 anos”, escreveu um internauta.
A Engineered Arts está trabalhando em uma nova versão da Ameca capaz de andar. O modelo atual foi pensado para ser modular e atualizável, conforme as necessidades.
“Há muitos obstáculos a serem superados antes que Ameca possa andar. Andar é uma tarefa difícil para um robô e, embora tenhamos feito pesquisas sobre isso, não criamos um humanoide de caminhada completo”, esclarece a empresa.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas21 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia18 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: o que dá para fazer com os R$ 600 milhões do prêmio?
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?