Conecte-se conosco

Saúde

Até sentado você pode cuidar das veias: 5 dicas para prevenir o inimigo circulatório

Muitos trabalhadores passam horas sentados e não se dão conta dos prejuízos. Isso pode influenciar diretamente na circulação sanguínea

Publicado

em

Atualmente, uma grande parcela de pessoas trabalha sentada ou passa horas na mesma posição, seja estudando ou realizando outros tipos de tarefas.

Essa condição, no entanto, pode gerar prejuízos à saúde e exige alguns cuidados, sob pena de enfrentar problemas, principalmente relacionados ao sistema circulatório.

Uma das explicações para isso está no fato de que a musculatura da panturrilha, responsável por bombear sangue e ativar a circulação, fica parada quando alguém está sentado. Alguns dos sinais imediatos são: inchaço e sensação de pernas pesadas e cansadas.

Apesar de tudo isso, não resta outra opção. Muitas pessoas, por não terem escolha, precisam trabalhar sentadas, pois se trata de uma obrigação.

Se a sua situação se encaixa nesse contexto, saiba que existem algumas estratégias para reduzir os danos à saúde, e é sobre elas que vamos falar nas linhas abaixo. Acompanhe!

Dicas para evitar problemas na circulação

1) Faça exercícios simples com os pés

Existem alguns exercícios que você pode fazer enquanto estiver sentado. Um deles consiste em levantar o calcanhar, mantendo a ponta dos pés no chão e permanecer assim por alguns minutos.

Em seguida, coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés. Fique assim por alguns segundos e repita os mesmos movimentos algumas vezes.

Outro possível exercício para reduzir danos é traçar círculos com os pés por alguns segundos, oscilando as direções de fora para dentro e de dentro para fora. Além disso, você pode complementar dobrando as pernas e abraçando os joelhos o mais próximo possível do peito.

2) Opte por usar meias de compressão

Outra aliada dos trabalhadores que permanecem sentados é a meia de compressão. Ela ajuda a evitar problemas vasculares, comprimindo os vasos sanguíneos das pernas e melhorando a circulação e o retorno venoso.

As meias são geralmente recomendadas para pessoas que já têm algum problema de circulação ou possuem varizes, mas elas também ajudam na prevenção desses problemas. Ou seja, se você não deseja tê-los e fica longas horas na mesma posição, é melhor optar pelo uso das meias.

3) Fique com as pernas para cima

Depois de um dia de trabalho, sempre na mesma posição, o indicado é colocar as pernas para cima por um tempo. Isso ajuda a reduzir os inchaços e a fazer com que o sangue volte a circular de maneira normal.

A dica é deitar-se no chão com os glúteos encostados na parede, com os braços abertos em cruz e com as palmas das mãos voltadas para baixo. O ideal é permanecer assim por alguns minutos. A sensação de bem-estar é imediata.

Outra tática é dormir com as pernas elevadas. Para isso, coloque travesseiros embaixo delas e complemente com o uso de compressas frias.

4) Levante-se e caminhe

Uma outra ação possível é levantar-se de tempos em tempos para caminhar um pouco, ficar de pé, ir ao banheiro, tomar um café, etc.

Já foi comprovado que caminhar por cinco minutos é o suficiente para fazer toda a diferença, com efeitos positivos na pressão arterial e nos níveis de açúcar no sangue.

5) Faça atividades físicas

Agora, uma regra básica para evitar problemas circulatórios mais severos é que, para cada oito horas de trabalho sentado, você deve fazer uma hora de exercício físico.

Isso não quer dizer que você tenha que ser um atleta ou fazer exercícios de alta performance. As atividades de baixo impacto já são suficientes para beneficiar a saúde.

Entre elas, destacam-se, por exemplo, a caminhada, o ciclismo, a corrida, a natação e os exercícios aeróbicos em geral. Eles contribuem para aumentar a absorção de oxigênio pelo organismo e contraem a musculatura, elevando a velocidade de circulação do sangue nas veias.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS