Conecte-se conosco

Economia

Atenção: 14º salário do INSS está prestes a ser aprovado

Também conhecido como abono extra, o pagamento adicional foi aprovado pela Câmara. Agora, o texto segue para apreciação no Senado.

Publicado

em

O pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi aprovado. Contudo, após aprovação da Câmara dos Deputados, o texto ainda segue para ser apreciado e aprovado no Senado. Até o momento não existe uma data para que o 14º seja depositado.

Leia mais: Confira os direitos e gratuidades previstas em lei para os idosos

Terão direito ao benefício pessoas que recebem:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente.
  • Auxílio-reclusão.

Se aprovado, o 14º salário deverá ser pago anualmente até 2023, pelo menos. É o que prevê o texto da proposta em tramitação.

14º salário do INSS

O Projeto de Lei (PL) nº 4.367/2020 é do deputado Pompeo de Mattos e propõe a criação emergencial do pagamento adicional. A medida foi proposta em 2020, mas na época acabou ficando de lado, apesar de continuar em análise. Vale destacar que este não foi o único projeto que tratou do assunto.

O 14º pagamento do INSS serviria para dar alívio aos segurados e aquecer a economia no final do ano. Além disso, a proposta prevê o pagamento adicional até 2023.

Valor

Da mesma forma como ocorre com o 13º, o valor será calculado com base no salário mínimo vigente. Atualmente, portanto, a quanti é equivalente a R$ 1.100. Para 2022, o cálculo será outro, já que o salário mínimo deve ser reajustado.

Abono

Com o Decreto nº 10.695, o INSS ficou autorizado a antecipar as duas parcelas referentes ao 13º salário. Assim, os aposentados e pensionistas receberam o abono natalino devido em maio e em junho.

Anualmente, as parcelas são depositadas nos meses de agosto e de novembro. A ajuda adicional serve para aquecer a economia durante as compras de final de ano. Como, em decorrência da pandemia, o 13º já foi pago, surge então a espera por uma nova parcela em 2021.

Para se ter uma ideia, R$ 52 bilhões foram injetados na economia do país com a antecipação do 13º.  O objetivo desse dinheiro é auxiliar os beneficiários do INSS a enfrentar o momento atual de crise.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS