Conecte-se conosco

Economia

Atenção, aposentado! Fique atento para não cair neste GOLPE

Aposentados do INSS devem ficar ligados, pois os golpes voltados para eles estão cada vez mais frequentes. Saiba como evitá-los.

Publicado

em

'INSS suspendeu meu benefício': saiba quais medidas tomar

Golpistas se aproveitam cada vez mais de momentos de fraqueza ou vulnerabilidade para enganar e roubar dados e dinheiro de suas vítimas. Por esse motivo, é necessário ficar atento.

Principalmente se você for um aposentado, visto que diversos golpes são voltados a esses idosos que recebem o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após muitos anos de contribuição à Previdência Social.

Recentemente, com a aprovação da Revisão da Vida Toda pelo STF (Supremo Tribunal Federal), diversos aposentados poderão solicitar um novo cálculo para o valor das suas aposentadorias, que por esse motivo poderão vir a ser maiores.

Essa notícia, por mais que seja boa, é um prato cheio para os golpistas que se utilizam da novidade para aplicar golpes nos idosos. Por esse motivo, é importante ter conhecimento para evitar cair na conversa desses ladrões.

Revisão da Vida Toda

Primeiro, para compreender o golpe, é necessário entender a revisão que foi liberada para os aposentados. Agora, é possível levar em consideração no cálculo do valor a ser recebido as contribuições feitas antes de 1994.

Dessa forma, aqueles que se aposentaram entre 1999 e 2019, quando aconteceu a reforma da Previdência, poderão solicitar o recálculo.

É importante entender que existem casos em que o novo cálculo é vantajoso para o aposentado e casos em que ele traz enormes desvantagens. Dessa forma, o recálculo não é automático e deve ser solicitado pelos beneficiários que acreditam que terão vantagem com isso.

Para pedir a revisão, é necessário ter contribuído com o INSS antes de 1994 e ter se aposentado entre as datas, 29/11/1999 e 12/11/2019. Além disso, o primeiro pagamento do INSS deve ter sido recebido até dez anos atrás.

O recálculo pode ser feito em diversas modalidades de aposentadoria, seja ela por idade, por tempo de contribuição, por deficiência, por invalidez, especial e também, na pensão por morte.

Atenção ao golpe

Agora, já com o conhecimento sobre o benefício concedido aos idosos, é importante se atentar aos possíveis golpes relacionados ao novo cálculo.

Os golpes relacionados à Revisão da Vida Toda têm tomado tamanha proporção que até mesmo o INSS se posicionou sobre o assunto, alertando os aposentados e pensionistas.

O golpe vem sendo aplicado por pessoas se passando por agentes da autarquia, que oferecem a revisão dos benefícios aos segurados.

O Instituto afirma que de forma alguma entra em contato com os segurados por telefone, e-mail, SMS ou outros meios de comunicação.

Dessa maneira, é importante estar atento e não passar informações pessoais ou dados bancários a pessoas que entrem em contato afirmando serem representantes do INSS.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS