Economia
Atenção, aposentado! Fique atento para não cair neste GOLPE
Aposentados do INSS devem ficar ligados, pois os golpes voltados para eles estão cada vez mais frequentes. Saiba como evitá-los.
Golpistas se aproveitam cada vez mais de momentos de fraqueza ou vulnerabilidade para enganar e roubar dados e dinheiro de suas vítimas. Por esse motivo, é necessário ficar atento.
Principalmente se você for um aposentado, visto que diversos golpes são voltados a esses idosos que recebem o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após muitos anos de contribuição à Previdência Social.
Recentemente, com a aprovação da Revisão da Vida Toda pelo STF (Supremo Tribunal Federal), diversos aposentados poderão solicitar um novo cálculo para o valor das suas aposentadorias, que por esse motivo poderão vir a ser maiores.
Essa notícia, por mais que seja boa, é um prato cheio para os golpistas que se utilizam da novidade para aplicar golpes nos idosos. Por esse motivo, é importante ter conhecimento para evitar cair na conversa desses ladrões.
Revisão da Vida Toda
Primeiro, para compreender o golpe, é necessário entender a revisão que foi liberada para os aposentados. Agora, é possível levar em consideração no cálculo do valor a ser recebido as contribuições feitas antes de 1994.
Dessa forma, aqueles que se aposentaram entre 1999 e 2019, quando aconteceu a reforma da Previdência, poderão solicitar o recálculo.
É importante entender que existem casos em que o novo cálculo é vantajoso para o aposentado e casos em que ele traz enormes desvantagens. Dessa forma, o recálculo não é automático e deve ser solicitado pelos beneficiários que acreditam que terão vantagem com isso.
Para pedir a revisão, é necessário ter contribuído com o INSS antes de 1994 e ter se aposentado entre as datas, 29/11/1999 e 12/11/2019. Além disso, o primeiro pagamento do INSS deve ter sido recebido até dez anos atrás.
O recálculo pode ser feito em diversas modalidades de aposentadoria, seja ela por idade, por tempo de contribuição, por deficiência, por invalidez, especial e também, na pensão por morte.
Atenção ao golpe
Agora, já com o conhecimento sobre o benefício concedido aos idosos, é importante se atentar aos possíveis golpes relacionados ao novo cálculo.
Os golpes relacionados à Revisão da Vida Toda têm tomado tamanha proporção que até mesmo o INSS se posicionou sobre o assunto, alertando os aposentados e pensionistas.
O golpe vem sendo aplicado por pessoas se passando por agentes da autarquia, que oferecem a revisão dos benefícios aos segurados.
O Instituto afirma que de forma alguma entra em contato com os segurados por telefone, e-mail, SMS ou outros meios de comunicação.
Dessa maneira, é importante estar atento e não passar informações pessoais ou dados bancários a pessoas que entrem em contato afirmando serem representantes do INSS.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp