Economia
Atenção, mães! Vocês têm direito a este auxílio e talvez não saibam
É isso mesmo, se você é mãe e trabalha no regime CLT, poderá receber esse auxílio que será de grande ajuda a você e aos seus filhos.
Toda mãe que trabalha no regime CLT, ou seja, de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, em uma empresa com mais de trinta funcionários poderão receber ESTE auxílio.
O auxílio em questão é o Auxílio Creche. Esse é o responsável por garantir que as mães, ao iniciar sua jornada de trabalho, tenham um lugar seguro para deixar seus filhos pequenos. Assim como em outros auxílios, é necessário preencher os requisitos para ser elegível ao recebimento desse benefício.
Nesse caso, é necessário que a trabalhadora tenha registro na Carteira de Trabalho, além de ser maior de 16 anos, trabalhe em uma empresa com mais de trinta funcionários e que seu filho tenha até seis meses de vida.
Mesmo que muitas mães preencham os requisitos e, por esse motivo, sejam elegíveis à ajuda, muitas dessas trabalhadoras não conhecem a possibilidade de receber esse auxílio.
Por esse motivo, é preciso entender que, se a empresa não pagar o benefício as suas funcionárias, será necessário que o empregador forneça um local adequado onde essas mães poderão ficar durante o período de trabalho junto aos seus filhos.
Esse benefício só é fornecido obrigatoriamente a funcionárias do sexo feminino, por mais que alguns empregadores também o ofereçam a trabalhadores homens.
Outro ponto importante é que esse direito deve ser relativo a 5% do valor do salário do funcionário em questão. Mas, essa porcentagem é destinada a cada filho, logo, se forem dois filhos, a funcionária deverá receber o referente a 10%.
Como solicitar o benefício?
Solicitar esse benefício é bem simples. A empregada deverá ir até o seu chefe ou ao setor de RH (Recursos Humanos) para explicar a situação, é importante ter consigo a certidão de nascimento do filho.
Por mais que seja mais conveniente negociar com a empresa, caso o seu pedido seja negado, é possível recorrer a Justiça do Trabalho, que além do auxílio, fará com que o empregador pague uma multa por danos. No entanto, o processo na justiça pode vir a ser demorado.
É preciso entender que, no caso de a empresa oferecer um local adequado dentro de suas dependências onde a mãe possa deixar seu filho durante o expediente, não precisará pagar o benefício.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium
-
Mundo5 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal