Conecte-se conosco

Automobilística

Atenção: Manias ao volante podem causar prejuízos! Você comete alguma?

Quando estamos no volante, cada um tem a sua mania, mas algumas dessas podem ser prejudiciais a vida útil do seu veículo. Entenda o porquê.

Publicado

em

Dirigir é algo muito individual de cada motorista, cada um possui sua mania ou hábito, que o diferencia dos demais. Mas, alguns desses costumes podem estar fazendo mal ao seu veículo sem que você perceba.

Evitando algumas manias muito comuns, o seu veículo e os componentes dele poderão ter uma vida útil muito mais longa, te proporcionando menos preocupação e mais economia.

Esses hábitos comuns, podem causar danos em seu veículo, dessa forma, o fazendo precisar de manutenções corretivas. Com pequenas mudanças, essas podem ser evitadas.

Essa mania sem dúvidas é muito comum entre os motoristas brasileiros. Pisar na embreagem, ou manter o pé em cima dela, sem necessidade.

Isso porque esse pedal só deve ser utilizado quando for necessário trocar de marcha. A pressão constante ou o uso sem motivo do pedal, pode acelerar o desgaste do mesmo.

Não se pode descansar a mão no câmbio do veículo! Por diversos motivos, um deles, é a segurança. Dirigir com apenas uma mão no volante não é o aconselhado.

O outro motivo é que a pressão do apoio sobre o câmbio, pode causar um desgaste acelerado, além de forçar as engrenagens. Isso vale também para carros automáticos.

Você tem a mania de frear constantemente? Esse pequeno hábito pode gastar as pastilhas de freio, além de aumentar o consumo de combustível. Dessa maneira, o que aconselhamos é utilizar o freio com sabedoria, apenas quando for necessário.

Se você não tem essa mania, com certeza, conhece alguém que tem, principalmente, se o carro é mais baixo. Passar na diagonal em valetas ou lombadas.

No entanto, essa mania, assim como as outras aqui citadas, podem trazer problemas para o seu carro. Esse movimento de torção pode comprometer a suspensão do carro, mas não somente isso, pode trazer rangidos, quebras, empenamento, entre outros problemas ao veículo.

Ao passar por uma lombada ou valeta, se deve desacelerar e passar pelo obstáculo com o carro reto, de forma que as suas rodas dianteiras e posteriormente as traseiras, passem simultaneamente sobre ele.

E, por último, não é aconselhado parar em ladeiras contando apenas com a embreagem ou, no caso de carros automáticos, com a posição Drive. Isso porque esse hábito pode acelerar o desgaste do disco de embreagem.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS