Conecte-se conosco

Automobilística

Atenção, motorista: saiba o que fazer com seu veículo em caso de enchente

Em situações de enchente, é importante redobrar a atenção no trânsito para garantir a segurança de todos. Veja como isso é possível.

Publicado

em

Atenção, motorista: saiba o que fazer com seu veículo em caso de enchente

Temperaturas altas e muitas chuvas definem o verão no Brasil. Como consequência disso, chegam as enchentes, causando danos às cidades, aos cidadãos e aos motoristas. Será que, diante de um cenário que já não é tão “estranho” aos brasileiros, você sabe o que fazer em caso de o seu veículo ficar em meio a uma enchente? Então veja!

Enchente à vista? Desloque-se com transporte público

Em casos de previsão de chuvas fortes, o ideal é optar pelo transporte público ou por carros de aplicativo, pois conduzir um veículo em condições climáticas adversas pode ser perigoso. Se realmente for necessário utilizar o seu carro próprio, tenha atenção às possíveis chuva de granizo ou até mesmo com os alertas de enchentes.

Evite sempre deixar o automóvel desprotegido ou estacionado em áreas com riscos de alagamentos.

Se você estiver de carro em meio a uma tempestade ou enchente:

  • Jamais passe em áreas de inundações;
  • Desvie sempre das rotas de engarrafamentos;
  • Tente se proteger em áreas cobertas.

Os carros são mais protegidos do que as motos, porém têm uma mecânica sensível à água, principalmente os veículos mais baixos, que são chamados de carros de passeio.

Se você estiver de moto em meio a uma tempestade ou enchente:

  • Coloque roupas de proteção e sempre utilize a viseira;
  • Não tenha pressa para chegar ao seu destino;
  • Tenha cuidado com a pista escorregadia.

Todos esses cuidados são importantes, pois há bastante dificuldade em transitar com automóveis e caminhões no trânsito naturalmente caótico. Sendo assim, evite sair na rua em casos de chuvas muito intensas! Isso porque o asfalto fica mais escorregadio, as ruas ficam alagadas e os semáforos até mesmo desligam, deixando tudo ainda mais complicado. Se precisar sair de onde está, redobre a atenção e mantenha os cuidados.

Ao perceber a chegada dos efeitos do verão na sua região, atente-se ao bom funcionamento dos principais itens de segurança do veículo, desde a parte elétrica aos limpadores de para-brisa e vidros traseiros. Além disso, verifique se a sinalização e a iluminação também estão em perfeitas condições. Não se esqueça dos pneus!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS