Automobilística
Atenção, motoristas! Nova mudança poderá afetar seu bolso negativamente
o IPVA é um imposto importante que ajuda a manter as estradas e a infraestrutura de transporte, mas essa conta poderá custar caro este ano.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto anual, cobrado pelos estados brasileiros para veículos automotores registrados em seu território. O valor do imposto é baseado no valor venal do veículo, que é determinado pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Alguns estados também levam em conta a idade do veículo e a potência do motor. O pagamento do IPVA é necessário para que o veículo possa ser licenciado e circular legalmente.
Com a alta valorização dos seminovos e usados em todo o país, os contribuintes terão que pagar um valor mais alto em 2023. Em Alagoas, o aumento do preço de um veículo chegou a 11.3%. A alta média foi de 9% no Mato Grosso do Sul, quase 10% no Rio de Janeiro e quase 11% em São Paulo.
Carros com IPVA mais caros
Carros de luxo e carros esportivos geralmente têm valores venais mais altos, o que significa que o IPVA será mais caro para esses veículos. Alguns exemplos de carros com valores venais mais altos são:
- veículos das marcas Mercedes-Benz, BMW, Audi, Porsche, entre outros;
- carros esportivos, como Ferrari, Lamborghini, e McLaren;
- veículos utilitários esportivos de alto desempenho, como o Range Rover Sport, Porsche Cayenne e BMW X5 M;
- veículos de alta cilindrada, como os modelos V8 e V12.
É importante lembrar que o IPVA varia de estado para estado, então o valor do imposto pode ser diferente para o mesmo veículo registrado em estados diferentes.
Além disso, é importante verificar as regras do estado para verificar se há alguma forma de isenção ou redução do IPVA para carros considerados de interesse histórico ou cultural, por exemplo.
Seguro veicular também ficará mais caro
O seguro veicular é um contrato entre o proprietário do veículo e uma seguradora, no qual o segurado paga uma determinada quantia (prêmio) para que a seguradora se responsabilize por cobrir possíveis danos ou prejuízos causados pelo veículo segurado.
O seguro veicular ficará mais caro pois também é calculado sobre o valor de venda do automóvel, além de considerar índices de furtos e roubos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística20 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências