Automobilística
Condutores de carros elétricos podem solicitar isenção do IPVA? Entenda
Talvez essa seja uma dúvida comum entre os condutores desse tipo de veículo, já que ele não faz mal a natureza nem emite ruídos. Saiba mais.
Com um novo ano se iniciando, todos os proprietários de veículos já se preparam para pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), além de, é claro, outras contas relacionadas aos veículos, como o DPVAT e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
O IPVA nada mais é que um imposto cobrado levando em consideração o valor do veículo e uma alíquota, a ser definida por cada município.
Esse imposto é revertido em orçamento para o município e o estado de onde o veículo está registrado, no entanto, esse orçamento não necessariamente é utilizado para o transporte, podendo ser redirecionado a áreas como saúde e educação, por exemplo.
Proprietários de carros que consomem energia elétrica também necessitam pagar o IPVA?
Carros elétricos são conhecidos por ser uma alternativa verde, ou seja, não fazem mal ao meio ambiente. Esses veículos também não emitem ruídos.
Mesmo que ao utilizar um carro menos poluente seja vantajoso não somente para o proprietário, mas também para todos ao seu redor, os proprietários desses veículos precisam pagar o imposto em diversos estados.
Em alguns países, a situação se desenrola de outra forma. Aqueles que usam veículos que necessitam de combustíveis fósseis são os responsáveis por pagar o subsídio.
No Brasil, por outro lado, isentar os donos de carros elétricos de pagar o imposto e continuar cobrando dos carros “comuns”, faria apenas com que a imagem de carros movidos a energia elétrica ficasse negativa.
Dessa maneira, seria visto que quem tem dinheiro para comprar um carro movido a energia não precisaria pagar o imposto, enquanto os motoristas de baixa renda teriam que se contentar com carros movidos a combustíveis fósseis e ainda pagar o imposto ao Governo.
Mesmo assim, alguns estados já aprovaram a isenção do imposto, como o Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Sergipe, entre outros.
Mesmo que não haja isenção em todos os municípios, como eles são responsáveis por impor a alíquota, podem vir a reduzir a porcentagem cobrada de veículos híbridos e elétricos. Como acontece em partes do Rio de Janeiro, por exemplo.
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