Conecte-se conosco

Economia

Atenção! Não deixe de responder ao Censo se não quiser levar uma multa!

Isso mesmo! Não responder à pesquisa do Censo Demográfico pode acabar te fazendo levar uma multa que com certeza vai pesar no seu bolso.

Publicado

em

Aqueles que não responderem à pesquisa do Censo Demográfico realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) poderão levar uma multa que irá pesar no bolso.

Essa pesquisa do IBGE é feita a cada 10 anos com o propósito de reunir informações sobre a população brasileira. Esses ados são coletados para que seja possível analisar quais políticas públicas mais se adequam à população e quais, de fato, são necessárias.

A pesquisa era para ter acontecido em 2020, já que a última foi feita em 2010. No entanto, a pandemia global da covid-19 atrasou os planos.

A entrega do Censo Demográfico de 2022 era para acontecer durante o mês de dezembro, porém, foi adiada duas vezes, uma para janeiro de 2023, e agora a entrega deverá acontecer em fevereiro de 2023.

Dessa forma, os brasileiros que ainda não responderam podem participar da pesquisa proposta pelo IBGE, que é de grande importância e evitará multas.

O Censo Demográfico deve ser respondido por todas as famílias brasileiras, sendo necessário que apenas um integrante da família forneça as respostas.

As perguntas são básicas, sobre o cotidiano, quantas pessoas vivem na casa, qual a renda mensal, entre outras questões simples. São essas respostas que darão uma base para que o Governo Federal entenda em que patamar está a população e como devem ser propostas as novas políticas públicas.

Mas esse não é o único fim para o qual a pesquisa é utilizada. Ela também funciona como base para que sejam elaborados estudos e pesquisas sobre como está a população que vive no Brasil.

Segundo o diretor de pesquisa do IBGE, Cimar Azevedo Pereira, as pesquisas devem continuar sendo feitas até janeiro. Já o mês de fevereiro será utilizado para que os censitários, pessoas que vão às residências fazer a pesquisa, voltem às casas que por algum motivo deixaram de responder ao Censo.

Até o momento, cerca de 179 milhões de brasileiros já responderam ao questionário, segundo o IBGE. Isso representa 84% da população do país.

Mesmo que seja possível responder ao questionário do Censo pela internet ou por telefone, é importante esperar a visita de um censitário em sua casa para que ele cadastre adequadamente no sistema.

Não respondi ao questionário, o que acontece?

A multa para aqueles que não responderem ao Censo Demográfico é de 10 salários mínimos, sendo que o valor atual do salário mínimo é de R$ 1.212. Como o salário mínimo aumentará em 2023, o valor da multa também sofrerá reajuste.

É importante lembrar que responder ao Censo é um dever legal do cidadão, por isso se negar a participar pode ocasionar uma multa de até R$ 12 mil.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS